Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Gêneros e Formação
Memórias de Leitura e Formação de Professores
Ana Lúcia Guedes-Pinto, Geisa Genaro Gomes, Leila Cristina Borges da Silva .
ISBN: 978-85-7591-091-7
Formato: 11,5 x 16 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 11,5 x 16 cm | Ano: 2008 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 19,60

DE R$ 28,00 

Sinopse:

 

O trabalho de pesquisa relatado nesse livro teve como objetivo registrar as histórias de leitura de professores em formação e discutir aspectos recorrentes nos debates sobre o professor-leitor. Como os professores dialogam com os discursos em circulação sobre as práticas de letramento? Dentre outros aspectos, a obra enumera algumas contribuições do processo de rememoração para a formação dos professores.

Temas abordados na obra:

Introdução

O que é memória?

A memória como possibilidade: narrativas em foco

Memórias e narrativas: versões

A memória como trabalho

A memória como esquecimento

A memória é constituída na relação com os outros

Possibilidades, versões e trabalho: memória e formação de professores

Glossário

Referências e indicações
Obras da literatura infantil e infanto-juvenil sobre a memória
Filmes sobre a memória

Sobre as autoras:
Ana Lúcia Guedes-Pinto: Doutora em Lingüística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Professora da Faculdade de Educação da Unicamp.
Geisa Genaro Gomes: Licenciada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Professora alfabetizadora de jovens e adultos da Fundação Municipal para Educação Comunitária (FUMEC) da prefeitura de Campinas.
Leila Cristina Borges da Silva: Licenciada em Pedagogia, Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Professora de educação infantil na Rede Municipal de Ensino de Campinas. É doutoranda em Educação.


Sobre os Autores:
Ana Lúcia Guedes-Pinto - É professora Livre-Docente em Educação pela Unicamp, doutora em Linguística Aplicada também pela Unicamp. Coordenadora do Grupo de Pesquisa AULA - Trabalho Docente na Formação Inicial, desde 2002. É professora da Faculdade de Educação - Unicamp. Tem publicado pela Editora Mercado de Letras os livros Rememorando trajetórias da professora-alfabetizadora e Memórias de leitura e formação de professores, este último em coautoria. Atualmente tem pesquisado sobre a formação inicial e continuada de professores, sobre a escrita na educação superior, sobre as práticas escolares no cotidiano da escola básica brasileira e sobre o ensino da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. E-mail: alguedes@mpc.com.br

Geisa Genaro Gomes -

Leila Cristina Borges da Silva -

Formas de Pagamento