Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Lingüística
A Filosofia Primeira de Bakhtin - Roteiro de Leitura Comentada
Adail Sobral.
ISBN: 978-85-7591-564-6
Formato: 12 x 22 | Acabamento: Brochura
Páginas: 12 x 22 | Ano: 2019 | Edição: 1
Idioma: Portugues
Preço: R$ 40,60

DE R$ 58,00   

Sinopse:

 

Este livro é resultado de um estudo sistemático, ao longo do fio do texto, da construção de Para uma Filosofia do Ato, de Mikhail Bakhtin. Ele parte da necessidade, sentida pelo autor em seus estudos da obra de Bakhtin e o Círculo, de mostrar a importância deste livro para a teoria e análise dialógica.

Trata-se de uma leitura comentada, escrita o mais didaticamente possível, que procura não tanto explicar o texto quanto elaborar um roteiro de leitura que torne o livro de Bakhtin mais acessível a mais leitores.

Busca apresentar didaticamente argumentos filosóficos a interlocutores não ligados a questões filosóficas e mostrar que é possível aos leitores entender essas questões filosóficas sem ter de conhecer a fundo todos os inúmeros filósofos presentes (direta, indireta e obliquamente) no livro de Bakhtin.

Para isso, Adail Sobral realizou uma leitura de PFA em três níveis integrados:

- Um nível panorâmico que dá indicações gerais sobre o livro;
- Um nível analítico, que vai além da linearidade do texto e busca suas interrelações;
- Um nível sintético, de discussão propriamente dita.

SOBRE O AUTOR:

Adail Sobral fez estágio pós-doutoral na Université de Paris VIII sobre a Filosofia do Ato de Bakhtin (2017). Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC/SP (2006), Mestre em Letras pela USP (1999). Especializado em Linguística pela Unicamp (1983) e Licenciado em Letras (Inglês) pela Universidade Federal da Bahia (1977). Docente do ILA, Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e colaborador do PPGL da UFPeI, é Vice Coordenador do Grupo de Trabalho Estudos Bakhtinianos da Anpoll. Membro pesquisador do Grupo de Estudos Semióticos, da USP (GES/USP) e do Grupo Tessitura: Vozes em (Dis)curso, da PUC-RS, bem como Líder do Grupo de Pesquisa LEAL - Laboratório de Estudos Avançados de Linguagens (CNPq). Publicou pela Editora Mercado de Letras a obra Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do Círculo de Bakhtin (2009).

Sobre os Autores:
Adail Sobral - Fez estágio pós-doutoral na Université de Paris VIII sobre a Filosofia do Ato de Bakhtin (2017). Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC/SP (2006), Mestre em Letras pela USP (1999). Especializado em Linguística pela Unicamp (1983) e Licenciado em Letras (Inglês) pela Universidade Federal da Bahia (1977). Docente do ILA, Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e colaborador do PPGL da UFPeI, é Vice Coordenador do Grupo de Trabalho Estudos Bakhtinianos da Anpoll. Membro pesquisador do Grupo de Estudos Semióticos, da USP (GES/USP) e do Grupo Tessitura: Vozes em (Dis)curso, da PUC-RS, bem como Líder do Grupo de Pesquisa LEAL - Laboratório de Estudos Avançados de Linguagens (CNPq). Publicou pela Editora Mercado de Letras a obra Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do Círculo de Bakhtin (2009).

Formas de Pagamento