Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Educação
Dialogos Sobre a Formacao Docente e Praticas de Ensino
Daniela Pederiva Pensin, Maria Teresa Ceron Trevisol, Nadiane Feldkercher.
ISBN: 978-85-7591-531-8
Formato: 14 x 21 | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 | Ano: 2019 | Edição: 1
Idioma: Portugues
Preço: R$ 62,30

(Organização: Daniela Pederiva Pensin, Maria Teresa Ceron Trevisol e Nadiane Feldkercher)

DE R$ 89,00  

Sinopse:

 

Refletir a respeito do sentido conceitual da formação é importante ponto de partida para uma ação propositiva que qualifique os saberes docentes. Mas agir numa dimensão coletiva e de reconhecimento mútuo de saberes poderá trazer importante avanço para os processos de construção profissional da docência. A presente obra, é fruto de discussão de especialistas na área, no intuito de compartilhar com a comunidade acadêmica e escolar experiências e investigações. Aborda o tema da formação de professores de forma ampliada, incluindo reflexões sobre processos tanto de formação inicial quanto de formação continuada. Inclui desde a educação infantil até a docência da educação superior, explorando aspectos de significativa importância e presença nesse campo de conhecimento.

Prospecta quanto aos desafios atuais e futuros para a educação e o lugar que ocupa a formação de professores nesse contexto. Desenvolver a formação dos docentes requer considerar a cultura como ponto de partida para a compreensão dos significados que os docentes dão aos saberes pedagógicos. Mas se esse é ponto inicial, certamente não se constituirá na expectativa da chegada da trajetória formativa, pois, para tal, são fundamentais os aportes da teoria da educação, incluindo a autocompreensão dos processos subjetivos da construção da professoralidade docente. (do Prefácio de Maria Isabel da Cunha)

SOBRE AS ORGANIZADORAS:

Daniela Pederiva Pensin - Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1992) e mestrado em Educação pela Universidade de Oeste de Santa Catarina e Instituto Pedagógico Latinoamericano y Caribeño (2000). Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (2017). É professora titular da Universidade do Oeste de Santa Catarina e professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Atua na formação inicial e continuada de professores com ênfase nos temas: docência na educação superior, metodologia do ensino superior, currículo, formação de professores, estágio curricular. É membro do Grupo de Pesquisa Formação Docente e Práticas de Ensino e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Docência na Educação Superior. E-mail: danielapensin2016@gmail.com

Maria Teresa Ceron Trevisol - Pedagoga formada pela Unoesc - Joaçaba (SC); Mestrado em Educação pela PUC/RS; Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano IP/USP. Pós-Doutorado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra - Portugal. Docente da graduação e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da UNOESC - Campus de Joaçaba (SC). Líder do Grupo de Pesquisa: Cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano (PPGEd/Unoesc).
E-mail: mariateresa.trevisol@unoesc.edu.br

Nadiane Feldkercher - Professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação e ao curso de Pedagogia. Pós-doutora, Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Desenvolve estudos e pesquisas sobre formação de professores, iniciação à docência, estágio curricular supervisionado, didática e práticas de ensino. E-mail: nadianef@gmail.com

SOBRE OS AUTORES:

Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes - Po?s-Doutora e Doutora em Educação (USP). Mestre em Educação Matemática (Unesp Rio Claro) Licenciada em Matemática (Unijuí). Docente da área de Educação Matemática do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e de Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF) da UFSM. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat/UFSM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe) da FEUSP. Pesquisa na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, formação de professores que ensinam matemática, Atividade Pedagógica e o ensino e aprendizagem da matemática na Educação Básica. E-mail: anemari.lopes@gmail.com

Beatriz Pereira - Doutora em Estudos da Criança. Mestre em Ciências da Educação, Metodologia da Educação Física e Licenciada em Educação Física. É Professora catedrática da Universidade do Minho, Instituto de Educação e membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) apoiado pela FCT, Portugal. É Diretora do Curso de Doutoramento em Estudos da Criança e membro da Comissão de Curso do Mestrado em Ensino de Educação Física. Orientou várias teses de doutoramento e é autora de vários artigos e capítulos, tendo coordenado a edição de várias obras. Especialista em bullying, jogo da criança e atividade física.
E-mail: beatriz@ie.uminho.pt

Crisley Maciel Dalla Costa - Mestre em Educação (2018) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Pós-graduada em nível de especialização em Psicopedagogia (2016) pela Unoesc. Pós-graduada em Ação interdisciplinar no Processo de ensino-aprendizagem em Educação Infantil e Séries Iniciais (2014) pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco. Graduada em Pedagogia Plena (2014) pela Universidade Internacional. Integrante do grupo de pesquisas Cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano.

Dilva Bertoldi Benvenutti - Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1991) e Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2006). Estágio Científico Avançado de Doutoramento pela Universidade do Minho - Braga - Portugal (2015). Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul (Unijui). Professora titular da Universidade do Oeste de Santa Catarina São Miguel do Oeste. Tem como foco de estudo Avaliação das Aprendizagens, planejamento, legislação educacional e coordenação pedagógica. Membro do grupo de pesquisa Formação Docente e Práticas de Ensino, linha de pesquisa: Processos Educativos (Unoesc/Joaçaba).

Gabriel Cardoso De Aguiar - Graduando do Curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc - Campus de Joaçaba (SC). Auxiliar de pesquisa projeto PIBIC/CNPq.

Isabel Condessa - Doutora em Ciências de Educação, na área de Metodologia do Ensino da Educação Física. Professora Auxiliar com Agregação da Universidade dos Acores, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da Universidade do Minho, apoiado pela FCT, Portugal. E-mail: maria.id.condessa@uac.pt

Juliana Batista Faria - Professora do Núcleo de Matemática do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Educação pela Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, com formação complementar de dois anos na Faculdade de Filosofia e Letras (FFyL) da Universidade de Buenos Aires (UBA), junto ao grupo de pesquisa Memoria Docente y Documentación Pedagógica, na Argentina. Atua nas seguintes áreas da Educação: Educação Matemática, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Fundamental, Formação Docente, (Auto)biografias e narrativas. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Numeramento (GEN/FaE/UFMG) e da Red de Formación Docente y Narrativas Pedagógicas (FFyL/UBA, Argentina).

Júlio Emílio Diniz Pereira - Doutor (Ph.D) em Educação (mais especificamente, em Sociologia do Currículo e da Formação de Professores) pela University of Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGE/FaE/UFMG). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Maria Isabel da Cunha - Possui graduação em Ciências Sociais e em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação. Foi Supervisora Pedagógica na Escola Técnica Federal de Pelotas. Aposentou-se como professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas onde foi coordenadora do PPG Educação e Pró-Reitora de Graduação. Fez Estágio de Pós-doutoramento na Universidade Complutense de Madri e Estágio Sênior na Universidade de Sevilha. Atuou por 17 anos como professora titular do PPG Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Faz parte da Rede Sulriograndense de Investigadores da Educação Superior (RIES). Atualmente é docente permanente do PPG Educação da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na educação superior, formação de professores, pedagogia universitária e docência universitária. Possui Bolsa PQ1 do CNPq.

Maria Lucia Marocco Maraschin - Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1985), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio  Grande do Sul (1998) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Possui experiência na Educação Básica como professora, coordenadora pedagógica e gestora. Na Educação Superior atuou na gestão e em cursos de licenciatura, como professora de: Alfabetização, Didática, Estágios Curriculares nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e em processos de formação inicial e continuada de professores. É professora da Universidade Federal da Fronteira Sul, na área da alfabetização. Na extensão e pesquisa vem se ocupando da formação de professores, dos processos de formação inicial e continuada na Educação Básica e Superior e na alfabetização e suas práticas.

Marcela A. Zequinão - Pós-Doutoranda em Educação, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Doutora em Estudos das Crianças, com Especialidade em Educação Física, Lazer e Recreação, pela Universidade do Minho (Portugal). Atualmente é Professora Colaboradora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atua também como membro de Centro de Investigação em Estudos da Criança (UM), bem como faz parte do grupo permanente de pesquisa em Atividade Física, Lazer e Recreação (UM); da International Motor Competence Network; do grupo de pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano (Unoesc); e do grupo de pesquisa Violência Escolar e Promoção da Saúde na Escola (Unifran). Tem experiência nas áreas de Educação Física e Educação, com ênfase em desenvolvimento e comportamento motor, Educação Física escolar e bullying.

Márcia de Souza Hobold - Doutora em Educação pela PUC-SP e com estágio de Pós-Doutoramento (CNPq PDJ) na mesma Universidade. Atualmente, é Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e ao Departamento de Metodologia de Ensino (MEN), do Centro de Ciências da Educação (MEN/CED/UFSC). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino (Foppe); membro da Rede Interinstitucional de Pesquisas sobre a Formação e as Práticas Docentes (Ripefor); do Grupo de Trabalho (GT 8) de Formação de Professores da ANPEd Nacional; e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento Profissional Docente, da PUC-SP.

Patricia Mattana - Psicóloga, formou-se na Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Chapecó em 2017/2, na qual, durante a graduação, se dedicou a estudos na área infantil, através de estágios em instituições, como o Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil - Capsi, monitoria em Avaliação Psicológica Infantil, pesquisas relacionadas à área, e período de mobilidade acadêmica na Universidade do Minho, em Portugal, onde teve a oportunidade de participar do grupo de pesquisa de doutorandos dedicados a estudar o bullying, com a orientação da Dra. Maria Beatriz Pereira. Atualmente atua como psicóloga educacional e psicóloga clínica, em um município da região do oeste do estado de SC.

Vânia Pereira - Doutora em Estudos da Criança, Educação Física, Recreação e Lazer. Mestre em Estudos da Criança - Educação Física e Lazer e Licenciada em Professores do Ensino Básico. Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) do Instituto de Educação da Universidade do Minho, apoiado pela FCT, Portugal. E-mail: vania2spereira@hotmail.com

Sobre os Autores:
Daniela Pederiva Pensin - Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1992) e mestrado em Educação pela Universidade de Oeste de Santa Catarina e Instituto Pedagógico Latinoamericano y Caribeño (2000). Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (2017). É professora titular da Universidade do Oeste de Santa Catarina e professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Atua na formação inicial e continuada de professores com ênfase nos temas: docência na educação superior, metodologia do ensino superior, currículo, formação de professores, estágio curricular. É membro do Grupo de Pesquisa Formação Docente e Práticas de Ensino e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Docência na Educação Superior. E-mail: danielapensin2016@gmail.com

Maria Teresa Ceron Trevisol - Pedagoga formada pela Unoesc - Joaçaba (SC); Mestrado em Educação pela PUC/RS; Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano IP/USP. Pós-Doutorado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra - Portugal. Docente da graduação e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da UNOESC - Campus de Joaçaba (SC). Líder do Grupo de Pesquisa: Cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano (PPGEd/Unoesc).
E-mail: mariateresa.trevisol@unoesc.edu.br

Nadiane Feldkercher - Professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), vinculada ao Progra-ma de Pós-graduação em Educação, na linha de pesquisa Processos Educativos. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Licenciada em Peda-gogia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Editora-chefe da Roteiro (Unoesc). Líder-pesquisadora do Grupo de Pesquisa Formação Docente e Práticas de Ensino (Unoesc). Desenvolve estudos e pesquisas sobre formação de professores, iniciação à docência, estágio curricular supervisionado, pedagogia universitária, docência, didática e práticas de ensino.

Formas de Pagamento