Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Estudos da Linguagem
Dialogos e Perspectivas nos Estudos do Lexico e Formacao de Professores
Fabiola Aparecida Sartin Dutra Parreira Almeida, Vanessa Regina Duarte Xavier.
ISBN: 978-85-7591-418-2
Formato: 14 x 21 | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 | Ano: 2018 | Edição: 1
Idioma: Portugues
Preço: R$ 73,50

(Organização: Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira Almeida e Vanessa Regina Duarte Xavier)

DE R$ 105,00 

Sinopse:

 

A coletânea Diálogos e perspectivas nos estudos do léxico e formação de professores reúne olhares multidisciplinares sobre o léxico, a formação de professores e o ensino de línguas, que transcendem o seu enfoque tradicional. Nesse sentido, constitui instrumental teórico-metodológico para futuras investigações no campo da Lexicologia e da Linguística Aplicada, evidenciando o quão profícuo tem sido o diálogo entre vertentes diversas no campo dos estudos da linguagem. A partir desta obra, o leitor poderá ampliar o seu espectro sobre as investigações em torno do ensino de línguas e dos estudos lexicais, uma vez que conta com resultados de pesquisas com abordagens bastante variadas entre si. Através da interface entre as disciplinas mencionadas acima, pretende-se mostrar que as pesquisas linguísticas nas mais distintas perspectivas de análise não precisam estar dissociadas, pelo contrário, os tempos atuais reclamam cada vez mais a confluência entre elas. Assim, o livro é um convite para que a diversidade se faça sentir também nas reflexões sobre a língua de uma maneira geral.

SOBRE AS ORGANIZADORAS:

Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira Almeida - Possui graduação em Letras Português/Inglês pela ISEPI/FEI (1988), Mestrado em Letras - Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP (2002) e Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUCSP (2008). É professora adjunta do Departamento de Letras e do Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem da UFG/ Regional Catalão. É coordenadora do GT da Anpoll - Formação de Educadores na Linguística Aplicada, do GEPLAEL/CNPq - Grupo de estudos e pesquisas em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. É membro da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina (ALSFAL). Orienta pesquisas na área de formação de professores de línguas, ambientes digitais e análise do discurso Sistêmico-Funcional.

Vanessa Regina Duarte Xavier - Possui graduação em Letras com habilitação em Português pela Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (2007) e doutorado em Letras, pelo programa de Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (2012). Atualmente, é professora da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão. Integra o quadro de docentes permanentes do Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem (PMEL) desta instituição. Pós-doutora pelo Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD) pela UFG/Regional Catalão (PMEL). É pesquisadora participante do “Grupo de Estudos e Pesquisas em História do Português”. Atua nas áreas de Linguística e Filologia, com ênfase em Lexicologia.

SOBRE OS AUTORES:

Alexandre António Timbane - Pós-Doutor em Estudos Ortográficos (UNESP), Pós-Doutor em Linguística Forense (UFSC), Doutor em Linguística e Língua Portuguesa (UNESP). É Professor e Pesquisador Visitante Estrangeiro na UFG/Regional Catalão, no Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem onde leciona disciplinas, orienta estudantes da pós-graduação e desenvolve projeto de pesquisa da área de concentração “Linguagem, cultura e identidade”, da Linha 3: “Língua, linguagem e cultura”. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em História do Português e Membro-colaborador do Grupo de Linguística Forense da UFSC. Tem experiência no ensino da Língua Francesa, Sociolinguística e Dialetologia, Estudos do léxico e Linguística Forense.

Cristiane Fuzer - Pós-Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUCSP e Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Adjunta do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM. Pesquisadora do GrPesq Linguagem como Prática Social e da linha de pesquisa Linguagem no Contexto Social. Orienta pesquisas de doutorado, mestrado e iniciação científica na área de Estudos Linguísticos, com foco na descrição e análise da língua portuguesa na perspectiva sistêmico-funcional. É membro da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina (ALSFA) e coordenadora do projeto de extensão Ateliê de Textos na UFSM.

Edna Cristina Muniz da Silva - É professora adjunta do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas da Universidade de Brasília. Desenvolve pesquisa na área de Linguagem e Sociedade, linha de pesquisa Discursos, Representações Sociais e Textos, com ênfase em Análise de Discurso Crítica, Linguística Sistêmico-Funcional, abordagens teóricas sobre gêneros textuais e letramentos. Graduada em Letras-Licenciatura em Língua Portuguesa e Literatura pela UNB (1987); mestrado em Linguística pela UNB (1995) estágio de doutorado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2005-2006); doutorado em Linguística pela UNB (2007); Pós-doutoramento pela PUCSP (2011-2013).  É membro-representante da região Centro-Oeste do Brasil na Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina (ALSFAL).

Eliana Dias - Professora Dra. em Língua Portuguesa e Linguística do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia. Ministra as disciplinas Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa 1 e 2 na graduação, Lexicologia e Lexicografia, dentre outras. Professora da Pós- Graduação - Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS da Universidade Federal de Uberlândia.  Orienta alunos para escrita de suas dissertações no âmbito do PROFLETRAS. Nesse programa, ministra a disciplina Estratégias Sociocognitivas e Metacognitivas da leitura e Escrita. Participa como membro organizador do Simpósio Internacional de Língua Portuguesa (SIELP). Coordena, juntamente com outro professor, o Grupo de Pesquisas em Léxico, o PLex. É membro do CEPELP (Centro de Pesquisas no Ensino de Língua Portuguesa). Faz pesquisa, ensino e extensão, o tripé da docência.

Elis de Almeida Cardoso - Livre-docente em Letras pela Universidade de São Paulo, onde atua como professora na área de Filologia e Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Fez pós-doutorado na Universidade de Lisboa, em Portugal. Tem desenvolvido suas pesquisas nas áreas de Morfologia, Lexicologia e Estilística. É autora do livro Drummond: um criador de palavras (São Paulo, Annablume, 2013) e uma das organizadoras do livro Modelos de Análise Linguística (São Paulo, Contexto, 2009).

Giselle Olívia Mantovani Dal Corno - Doutora em Letras - Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 2006. Realizou Pós-Doutorado em Letras, com Claudio Cezar Henriques, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2011-2013). Professora  de Língua Portuguesa e Língua e Literaturas de Língua Inglesa da Universidade de Caxias do Sul (UCS) entre 1986 e 2016. Pesquisadora nas áreas de linguística aplicada e lexicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: lexicologia, léxico regional, terminologia, toponímia, ensino de línguas. Vice-coordenadora do GT de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia da ANPOLL no biênio 2012-2014 e coordenadora no biênio 2014-2016.

Gessélda Somavilla Farencena - Graduada em Letras/Português, com Mestrado e Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É Professora Adjunta do Departamento de Letras Vernáculas da UFSM.

Karylleila dos Santos Andrade - Doutora e Mestre em Linguística pela Universidade de São Paulo. Graduada em Letras pela UNITINS - Universidade do Tocantins. Atualmente é professora associada do curso de Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Letras, Câmpus de Araguaína e de Porto Nacional, da Universidade Federal do Tocantins. É líder do grupo de pesquisa intitulado “Atlas Toponímico do Tocantins”. Atua na área do Léxico aplicado ao ensino, estudos Onomásticos/Toponímicos e Antropologia Linguística. É coordenadora do projeto “Software toponímico como inovação pedagógica: um estudo sob a ótica de professores de geografia do ensino fundamental”, financiado pelo CNPq.   

Kênia Mara de Freitas Siqueira - Professora de Linguística da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Pires do Rio e do Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Goiás/Catalão. Mestre e doutora em Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Dedica-se aos estudos do léxico, ampliação lexical, neologia, neologismos, aos estudos em Onomástica/Toponímia: inter-relação língua, população e ecossistema.  Atualmente, trabalha na elaboração do Atlas Toponímico do Estado de Goiás.

Kelly Cristina Nunes de Oliveira - possui Mestrado em Linguística pela Universidade de Brasília - “A identidade docente e o discurso da mídia” (2005); doutoranda em Linguística pela Universidade de Brasília - “Os gêneros textuais nos livros didáticos de História: uma perspectiva crítica”; professora de língua portuguesa no ensino médio e no ensino superior. É membro da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina (ALSFAL), da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso (ALED) e do grupo de pesquisa Leitura e escrita de gêneros textuais na escola e na vida (UnB).

Orlando Vian Jr - é mestre (1997) e doutor (2002) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUCSP. Pós-doutor sob supervisão de Antonieta Celani na PUC-SP (2010) e James R. Martin na Universidade de Sydney, Austrália (2014). É professor adjunto de inglês na EFLCH e no Programa de Pós-Graduação em Letras, área de Estudos Linguísticos, da UNIFESP. Suas áreas de ensino, publicação e pesquisa incluem: ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira, formação do professor de línguas, análise e ensino de gêneros do discurso, tomando-se por base a Linguística Sistêmico-Funcional. É co-organizador e autor de Avaliação na linguagem em língua portuguesa (Pedro e João Editores), Língua(gem) e suas múltiplas faces (Mercado de Letras) e O ensino e a pesquisa em língua inglesa na universidade - mapeando caminhos, explorando novas trilhas (Editora da UFRN).

Maria do Rosário da Silva A. Barbosa - Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUCSP (2009). Possui graduação em Letras pela Universidade de Pernambuco - UPE (1990), Mestrado em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2000). Atualmente, é da Universidade de Pernambuco (UPE), Coordenadora Mestrado Profissional em Letras da Universidade de Pernambuco - PROFLETRAS, coordenador do curso Pós-graduação (Lato Sensu), especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa (UPE) e vice-diretora do CAMPUS Mata Norte/UPE.  Desenvolve estudos em Linguística Aplicada, atuando, principalmente, na Linguística Sistêmico-Funcional, no Ensino de Língua Portuguesa, destacando a língua em uso, linguagem e educação e os estudos dos gêneros produzidos na escola.

Sheila de Carvalho Pereira Gonçalves - Doutora em Análise Linguística pela UNESP - Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho. Possui mestrado em Linguística pela UFU - Universidade Federal de Uberlândia, especialização em produção de texto pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, graduação em Letras pela UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais (1998). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Goiás. É líder do grupo de pesquisa intitulado “Grupo de estudos em Lexicografia, Metalexicografia escolar e Terminografia”. Atua nas áreas de Lexicologia, Lexicografia, Semântica, Morfologia e Sintaxe. É coordenadora do projeto de pesquisa “Dicionário escolar: reflexões e possibilidades” e “DTI: Dicionário temático infantil de Língua Portuguesa”.gem e psicanálise. E-mail: silvanamatiasfreire@gmail.com

Sobre os Autores:
Fabiola Aparecida Sartin Dutra Parreira Almeida - Possui graduação em Letras Português/Inglês pela ISEPI/FEI (1988), Mestrado em Letras - Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP (2002) e Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUCSP (2008). É professora adjunta do Departamento de Letras e do Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem da UFG/ Regional Catalão. É coordenadora do GT da Anpoll - Formação de Educadores na Linguística Aplicada, do GEPLAEL/CNPq - Grupo de estudos e pesquisas em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. É membro da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina (ALSFAL). Orienta pesquisas na área de formação de professores de línguas, ambientes digitais e análise do discurso Sistêmico-Funcional.

Vanessa Regina Duarte Xavier - Possui graduação em Letras com habilitação em Português pela Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (2007) e doutorado em Letras, pelo programa de Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (2012). Atualmente, é professora da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão. Integra o quadro de docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) desta instituição. Pós-doutora pelo Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD) pela UFG/Regional Catalão (PPGEL). Lidera o “Grupo de Estudos e Pesquisas em História do Português”. Atua nas áreas de Linguística e Filologia, com ênfase em Lexicologia.

Formas de Pagamento