Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Plano de Ações Articuladas - Propostas, Cenários e Desafios
Alda Maria Duarte Araujo Castro, Marcelo Pereira Soares da Silva, Vera Lúcia Jacob Chaves.
ISBN: 978-85-7591-422-9
Formato: 14 x 21 | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 | Ano: 2017 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 67,20

(Organização: Alda Maria Duarte Araújo Castro, Marcelo Soares Pereira da Silva e Vera Lúcia Jacob Chaves)

DE R$ 96,00 

Sinopse:

 

Esta coletânea reúne textos dos pesquisadores - docentes e discentes - das Universidades Federais do Rio Grande do Norte, Pará e Uberlândia, que em um esforço coletivo e colaborativo vem construindo novos caminhos para o campo de estudos das políticas educacionais em especial aquelas políticas voltadas para a educação básica.

Os textos são resultantes da produção dos integrantes do Projeto “Avaliação do Plano de Ações Articuladas (PAR): um estudo em municípios dos estados do Rio Grande do Norte (RN), Pará (PA) e Minas Gerais (MG) no período de 2007 a 2011”. O Projeto, financiado no âmbito do programa do Observatório da Educação/Capes, objetiva analisar a implantação do PAR enquanto política pública no contexto das atuais políticas educacionais, tendo como premissa a compreensão de que o desenvolvimento dessas políticas é conduzido por um processo que se consubstancia em um determinado momento histórico e contempla vários elementos, por vezes, contraditórios, mas que, de modo geral, respondem ao ritmo e à direção impostos pelo reordenamento do sistema capitalista.

A obra apresenta os primeiros resultados da pesquisa contemplando aspectos dos três Estados da Federação que participam do estudo e análise das quatro dimensões do PAR: Gestão Educacional, Formação de Professores e dos Profissionais de Serviços e Apoio Escolar, Práticas Pedagógicas e Avaliação, Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos. Espera-se com essa publicação, contribuir para os debates sobre as políticas educacionais e suas dimensões constitutivas. Em especial, objetiva-se trazer elementos que possibilitem uma análise crítica e contextualizada da implementação do Plano de Ações Articuladas, nos municípios do RN, PA e MG que participaram da pesquisa.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Alda Maria Duarte Araújo Castro - Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Professora do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação.

Marcelo Soares Pereira da Silva - Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia-MG.

Vera Lúcia Jacob Chaves - Professora do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará. Atua nos cursos de graduação e na pós-graduação stricto sensu. Desenvolve estudos e pesquisas no campo das políticas educacionais com ênfase para gestão e financiamento da Educação Básica e Superior. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com pós-doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (UL) e no Programa de Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

SOBRE OS AUTORES:

Antônio Cabral Neto - Professor Titular do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Arlete Maria Monte de Camargo - Professora do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará. Atua nos cursos de licenciatura e na pós-graduação lato e stricto sensu. Desenvolve estudos e pesquisas no campo da formação de professores, políticas educacionais e currículo. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Bruna Lorena Barbosa Moraes - Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia e Professora da Educação Básica.

Cecília Carolina Simeão de Freitas - Mestre pelo Programa de Pós-Graduação pela Universidade Federal de Uberlândia-MG.

Dalva Valente Guimarães Gutierres - Professora do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará. Atua nos cursos de graduação e na pós-graduação lato e stricto sensu. Desenvolve estudos e pesquisas no campo das políticas educacionais com ênfase para gestão e financiamento da educação básica. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Daniela Cunha Terto - Professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Danielle Marques de Paula Moura - Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte.

Diva Souza Silva - Professora Adjunta da Universidade Federal de Uberlândia.

Gersonita Paulino de Sousa Cruz - Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora da Rede de Ensino Municipal de Parnamirim.

Laurimar de Matos Farias - Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará, Professor da rede municipal de Belém e da rede estadual do Pará.

Lucia de Fatima Valente - Professora da Universidade Federal de Uberlândia-MG, Campus do Pontal.

Luciane Terra dos Santos Garcia - Professora Doutora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação.

Magna França - Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Professora do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação.

Maria Simone Ferraz Pereira Moreira Costa - Professora da Universidade Federal de Uberlândia-MG, Campus de Ituiutaba.

Maria Wanessa do Nascimento Barbosa - Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Marielle Cardoso Marra - Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia.

Odete da Cruz Mendes - Professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) com atuação na graduação e pós-graduação lato e stricto sensu. Desenvolve pesquisa na área de políticas públicas com recorte para gestão e formação. Tem doutorado em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Raimundo Sousa - Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará, Professor Substituto da Universidade Federal do Pará - campus de Altamira.

Rute Regis de Oliveira da Silva - Professora da Educação Básica e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Sobre os Autores:
Alda Maria Duarte Araujo Castro - Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (1977), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-Doutorado na Universidade de Coimbra. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas de formação de professores, políticas de educação a distância e de educação superior. Exerceu a função de Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte de 2012 a 2015. Pesquisadora integrante da Rede Universitas/Br. E-mail: aldacastro01@hotmail.com

Marcelo Pereira Soares da Silva - Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Goiás (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Professor Titular na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, onde foi coordenador do Curso de Pedagogia (1999-2003) e Diretor desta Faculdade (2004-2008; 2012-2016). Foi Presidente do Fórum Nacional dos Diretores de Faculdades-Centros de Educação das Universidades Públicas Brasileiras (FORUMDIR) no período de 2006-2007 e é membro da diretoria da Associação Nacional de Política e Administração em Educação (Anpae) como Vice-Presidente da Região Sudeste. Atuou no Ministério da Educação (2008-2010), no âmbito da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), onde exerceu a função de Diretor de Concepções e Orientações Curriculares para a Educação Básica (2008) e Diretor de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e Tecnologias para Educação Básica (2008-2010). Participa do GT 5 - Estado e Política Educacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: política e gestão da educação, gestão democrática, planejamento educacional, formação de professores.

Vera Lúcia Jacob Chaves - Professora Titular da Universidade Federal do Pará. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (2018-2020). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais com Pós-Doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e no Programa de Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade da UERJ. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior da UFPA e é vice-coordenadora do GT-11 - Políticas da Educação Superior da ANPEd. É pesquisadora da rede Universitas/Br. É pesquisadora com bolsa produtividade 1D do CNPq. E-mail: veraluciajacob@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3128-3659

Formas de Pagamento