Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Educação
Bullying na Escola - Inquirindo Sobre as Razões Promotoras dos Conflitos Entre e dos Alunos
Luana Uberti, Maria Teresa Ceron Trevisol.
ISBN: 978-85-7591-435-9
Formato: 12 x 22 | Acabamento: Brochura
Páginas: 12 x 22 | Ano: 2016 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 27,30

DE R$ 39,00 

Sinopse:

 

Enquanto educadores, pesquisadores, pais e, também, pessoas comuns, estamos sendo constantemente convidados/desafiados a refletir e a construir alternativas sobre questões preocupantes do cotidiano escolar, que implicam, diretamente, no rendimento, na aprendizagem dos alunos e nas relações interpessoais que ocorrem na escola. Nesse e desse lugar, buscaremos cartografar uma dessas questões: o bullying na escola.

Para compreendermos essa questão, necessitamos adentrar ao espaço escolar, aproximar-nos do pensamento e da compreensão dos sujeitos que ocupam, cotidianamente, um lugar nesse espaço, que vivenciam diferentes experiências e situações, observam-nas e utilizam critérios distintos para avaliá-las. No caso deste texto os alunos da 8ª série/9º ano do ensino fundamental foram convidados a se posicionar. Consideramos que é essencial compreender “o olhar” que esses sujeitos dirigem ao problema bullying, autorizá-los a traduzir sua leitura do cotidiano escolar, possibilitando “voz e vez” a esses personagens. Cabe reiterar que refletir sobre essa questão é essencial se considerado (não abandonado) o projeto de escola, de aluno e de sociedade que desejamos.

Considerando que os problemas relacionados aos conflitos interpessoais na escola, como desavenças, indisciplina, bullying, violência, entre outros, demandam especial atenção do contexto escolar e dos profissionais que atuam neste contexto, partimos do pressuposto de que é necessário conhecer a rede de elementos que constitui esses problemas visando planejar, de maneira adequada, possíveis intervenções visando a mudança do cenário problemático. Para que isto ocorra é fundamental preparar os profissionais que atuam na escola com acervo teórico e prático. Os dados coletados por meio de pesquisas auxiliam a compreender o que ocorre na escola e as razões por que ocorrem, constituem material precioso de análise e leitura do contexto escolar e das relações explícitas ou não que acontecem naquele contexto. Da mesma forma, é importante que o conhecimento produzido por meio das investigações se reverta em conhecimento para as acadêmicas dos Cursos de Licenciatura que estão em processo de formação, entre outros cursos. A Universidade não pode deixar de preparar os futuros professores para poder analisar as situações problema do contexto escolar e tendo como norteador o conhecimento científico favorecer a organização dos encaminhamentos necessários para modificar as situações problema que lá ocorrem.

Este livro é um convite a todos os profissionais que atuam na escola, bem como os alunos e suas famílias! Desejamos a todos momentos reflexivos e promissores em termos de ideias e de encaminhamentos do cenário problemático envolvendo os conflitos interpessoais na escola.

SOBRE AS AUTORAS:

Luana Uberti - Psicóloga formada pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc, campus de Joaçaba (SC). Psicodramatista em formação pela Lócus Partner Escola de Psicodrama de Florianópolis (SC). Atua como Psicóloga no Núcleo de Apoio à Saúde da Família na saúde pública municipal de Concórdia (SC), desenvolvendo trabalho de cunho preventivo e com foco na promoção de saúde.
E-mail: luuana.uberti@gmail.com

Maria Teresa Ceron Trevisol - Pedagoga formada pela Unoesc - Joaçaba (SC); Mestrado em Educação pela PUC / RS; Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano IP / USP. Pós-Doutorado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra, Portugal. Docente da graduação e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Unoesc - Campus de Joaçaba (SC). E-mail: mariateresa.treviso@unoesc.edu.br

Sobre os Autores:
Luana Uberti - Psicóloga formada pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc, campus de Joaçaba (SC). Psicodramatista em formação pela Lócus Partner Escola de Psicodrama de Florianópolis (SC). Atua como Psicóloga no Núcleo de Apoio à Saúde da Família na saúde pública municipal de Concórdia (SC), desenvolvendo trabalho de cunho preventivo e com foco na promoção de saúde. E-mail: luuana.uberti@gmail.com

Maria Teresa Ceron Trevisol - Pedagoga formada pela Unoesc - Joaçaba (SC); Mestrado em Educação pela PUC/RS; Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano IP/USP. Pós-Doutorado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra - Portugal. Docente da graduação e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da UNOESC - Campus de Joaçaba (SC). Líder do Grupo de Pesquisa: Cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano (PPGEd/Unoesc).
E-mail: mariateresa.trevisol@unoesc.edu.br

Formas de Pagamento