Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Coleção Fazer A_Parecer
Leitura, Escrita e Relação com o Conhecimento
Valdir Heitor Barzotto.
ISBN: 978-85-7591-414-4
Formato: 14 x 21 | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 | Ano: 2016 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 44,80

DE R$ 64,00 

Sinopse:

 

Por aqui me apresento de novo, a mim mesmo, com a licença de Milton Nascimento, outra vez nos bailes da vida. Não sei se fui gente boa quando pus o pé nessa profissão, mas venho da estrada de terra e trago forte comigo as lembranças do que eu era. Algumas delas, agora com a alma ainda mais repleta de chão, compartilho com aqueles que acham possível buscar o caminho que vai dar no sol. Apresento-me, portanto, num exercício que busca delinear em alguns textos que escrevi, reapresentados na íntegra ou reescritos, alguns traços de quem eu era, o que de mim hoje já estava lá. Ler e escrever implicam atirar-se rumo ao desconhecido. O que foi escrito, por nós ou por outros, exige esse constante retorno em busca de algumas coisas a mais que possam recompor o que se achou ou se perdeu no percurso. O que é ter sido escrito, esperemos que se escreva neste trabalho. Uma releitura pode mostrar que, apesar dos cortes, um texto preserva marcas que alimentam a persistência na busca.  Os retornos permitem o reencontro com nossas teimosias, desobediências, e com as ideias guardadas em cantos de textos que, incômodas, pesam no dia-a-dia. - Você ainda não me deu a vida que mereço. - dizem elas.

SOBRE O AUTOR:

Valdir Heitor Barzotto é Professor Livre Docente da Faculdade de Educação da USP, onde ministra as disciplinas Metodologia do Ensino de Português, Metodologia do Ensino de Linguística, Alfabetização e Leitura e Produção de Textos para a graduação e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação. É também professor no Programa de Pós-graduação em Filologia e Língua Portuguesa do DLCV/FFLCH/USP. Tendo como área de concentração a Análise do Discurso, dedica-se à análise de textos produzidos em contexto escolar, incluída aí a universidade, de textos midiáticos e de trabalhos que versam sobre variedades linguísticas. É mestre e doutor em Linguística pela UNICAMP com estágio na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris, França). Fez Pós-doutorado na Universidade Paris 8. Coordenou pela FE/USP o projeto Disciplinas da Licenciatura voltadas para o ensino de Língua Portuguesa Procad/NF/Capes –, desenvolvido em parceria com a UFMA e a UERN. Organizou livros sobre leitura, escrita, ensino de língua portuguesa, formação de professores e mídia. É presidente de honra da Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras (ANPGL), entidade que organiza o Fórum Acadêmico de Letras- FALE, do qual foi um dos criadores e da Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP), entidade que organiza o Fórum Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedgogia/Fiped. É um dos criadores e organizadores do Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa da FE/USP, bem como do Seminário Leitura e Produção no Ensino Superior. Integrou a diretoria da Associação de Leitura do Brasil-ALB. É co-coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise (Geppep).

Sobre os Autores:
Valdir Heitor Barzotto - É Professor Livre Docente da Faculdade de Educação da USP, onde ministra as disciplinas Metodologia do Ensino de Português, Metodologia do Ensino de Linguística, Alfabetização e Leitura e Produção de Textos para a graduação e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação. É também professor no Programa de Pós-graduação em Filologia e Língua Portuguesa do DLCV/FFLCH/USP. Tendo como área de concentração a Análise do Discurso, dedica-se à análise de textos produzidos em contexto escolar, incluída aí a universidade, de textos midiáticos e de trabalhos que versam sobre variedades linguísticas. É mestre e doutor em Linguística pela UNICAMP com estágio na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris, França). Fez Pós-doutorado na Universidade Paris 8. Coordenou pela FE/USP o projeto Disciplinas da Licenciatura voltadas para o ensino de Língua Portuguesa Procad/NF/Capes –, desenvolvido em parceria com a UFMA e a UERN. Organizou livros sobre leitura, escrita, ensino de língua portuguesa, formação de professores e mídia. É presidente de honra da Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras (ANPGL), entidade que organiza o Fórum Acadêmico de Letras- FALE, do qual foi um dos criadores e da Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP), entidade que organiza o Fórum Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedgogia/Fiped. É um dos criadores e organizadores do Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa da FE/USP, bem como do Seminário Leitura e Produção no Ensino Superior. Integrou a diretoria da Associação de Leitura do Brasil-ALB. É co-coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise (Geppep).

Formas de Pagamento