Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Educação Superior e Produção do Conhecimento
Afrânio Mendes Catani, João Ferreira de Oliveira.
ISBN: 978-85-7591-307-9
Formato: 14 x 21 | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 | Ano: 2015 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 72,10

- Utilitarismo, Internacionalização e Novo Contrato Social (Afrânio Mendes Catani e João Ferreira de Oliveira)

DE R$ 103,00 

Sinopse:

 

Encontram-se neste livro onze artigos de autoria de dezessete pesquisadores que analisam o processo de expansão da educação superior e o caráter da produção do conhecimento no Brasil e em países da América Latina e da Europa, considerando suas interfaces com as demandas do setor produtivo através do exame das orientações político-econômicas, dos indicadores acadêmico-científicos e das tendências em curso no âmbito financeiro, da gestão e da avaliação da pesquisa e da pós-graduação, procurando compreender possíveis mudanças no habitus e no modus operandi dos respectivos campos científico-universitários.

Os capítulos foram ordenados a partir de três eixos, abarcando a compreensão das mudanças que vem alterando a natureza da ciência e da educação superior em tempos de internacionalização e de agendas globais de governança; a análise das políticas de ciência, tecnologia e inovação, bem como de indicadores acadêmicos da pós-graduação e das universidades federais, no Brasil, a partir dos anos 1990; o exame da universidade, dos processos de investigação e de redes de pesquisa em políticas educativas para os casos da Argentina e do México.

SOBRE OS AUTORES:

Adriano de Melo Ferreira - Universidade Estadual de Goiás
Afrânio Mendes Catani - Universidade de São Paulo
Alda Maria Duarte Araújo Castro - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Ana Paula Hey - Universidade de São Paulo
Antônio Cabral Neto - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Armando Alcántara-Santuario - Universidad Nacional Autónoma de México
Eric K. Spears - Mercer University, Estados Unidos
Fabíola Kato - Universidade Federal do Pará
Francisco López Segrera - Global University Network for Innovation, Unesco
João dos Reis Silva Júnior - Universidade Federal de São Carlos
João Ferreira de Oliveira - Universidade Federal de Goiás
Karine Nunes de Moraes - Universidade Federal de Goiás
Licínio C. Lima - Universidade do Minho
Mário Luiz Neves de Azevedo - Universidade Estadual de Maringá
Martín Unzué - Instituto Gino Germani / Universidade de Buenos Aires
Nelson Cardoso Amaral - Universidade Federal de Goiás
Susan L. Robertson - University of Bristol

Sobre os Autores:
Afrânio Mendes Catani - É professor na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam - USP). Foi docente na Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (Eaesp/FGV), na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente coordena o GT Política de Educação Superior da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP. Pesquisador do CNPq, é autor de mais de duas centenas de artigos, livros e capítulos de livros sobre sociologia da educação e da cultura, história e historiografia do cinema latino-americano, políticas de educação superior na América Latina, publicados no Brasil e no exterior. Organizou, com Maria Alice Nogueira, Pierre Bourdieu: Escritos de Educação (14ª ed., 2013) e, atualmente, com Ana Paula Hey, Maria Alice Nogueira e Cristina Medeiros, está coordenando o Vocabulário Pierre Bourdieu, a ser lançado em breve, contando com a colaboração de mais de quarenta especialistas de diversas nacionalidades.

João Ferreira de Oliveira - Possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000) e Pós-doutorado em Educação pela USP (2010). Professor Associado da UFG. Presidente da Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação (Biênio 2015-2017). É membro do Comitê de Assessoramento da Educação no CNPq - CA/Ed (2013-2016). É coordenador da Rede de Pesquisa Universitas/Br (2014-2016). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C - CA ED - Educação.

Formas de Pagamento