Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Coleção Insubordinação Criativa
Ousadia Criativa nas Práticas de Educadores Matemáticos
Beatriz Silva D´Ambrosio, Celi Espasandin Lopes.
ISBN: 978-85-7591-352-9
Formato: 12 x 22 | Acabamento: Brochura
Páginas: 12 x 22 | Ano: 2015 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 61,60

(Organização: Beatriz Silva D´Ambrosio e Celi Espasandin Lopes)

DE R$ 88,00 

Sinopse:

 

E tantos verbos de persuadir requerem os verbos de ousar. De provocar o sujeito a significar sua existência pela contraposição ao que está posto, de forma a atender as suas reais necessidades. Assumir insubmissões é exercer o direito à liberdade de pensar, de questionar, de buscar respostas... a fim de se desenvolver cada vez mais.

Se nosso foco é a aprendizagem matemática de toda e qualquer pessoa, que práticas teremos que assumir para que este objetivo seja alcançado? Seremos ousados em pensar sobre “qual” matemática se deseja aprender?  Confrontaremos o currículo prescrito e a realidade de nossas turmas? Criaremos alternativas avaliativas que dialoguem mais com o processo do que com o produto? Que ações insubordinadas assumiremos para formar pessoas que utilizem o conhecimento matemático em prol da dignidade humana?

Não é possível que a maioria das pessoas prefira a obediência à insubordinação de tornar-se efetivamente capaz de pensar e fazer matemática.

PARTICIPAM DA COLETÂNEA:

Andréia Maria Pereira de Oliveira
Ana Paula Gestoso de Souza
Antonio Carlos de Souza
Beatriz Silva D´Ambrosio (org.)
Cármen Lúcia Brancaglion Passos
Celi Espasandin Lopes (org.)
Cidinéia da Costa Luvison
Conceição Aparecida Cruz Longo
Daniel Clark Orey
Débora de Oliveira
Gabriela Félix Brião
Giovani Cammarota
Jonei Cerqueira Barbosa
Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid
Maurício Rosa  
Regina Célia Grando
Sônia Maria Clareto

Sobre os Autores:
Beatriz Silva D´Ambrosio - Nasceu em 26 de janeiro de 1960 na cidade de São Paulo. Ao completar 2 anos de idade, mudou-se com a família para os Estados Unidos, onde realizou seus estudos até os 12 anos. Ao regressar ao Brasil, viveu a adolescência e a juventude em Campinas, SP, dedicando-se aos estudos escolares e de música e desfrutando do convívio com familiares e amigos. Aos 20 anos, formou-se em Matemática no Instituto de Matemática e Estatística (IMECC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Retornou aos Estados Unidos com o intuito de tornar-se Educadora Matemática. Em 1987 conquistou o título de Ph. D. na Indiana University, em Bloomington - IN, cuja tese deu origem ao texto que compõe este livro. Bia sempre colaborou muito para a pesquisa brasileira e norte-americana em Educação Matemática. Foi membro da diretoria do National Council of Teachers of Mathematics (NCTM) e desenvolveu vários projetos de pesquisa nos Estados Unidos e no Brasil. Para Bia, que, ainda universitária, já se inquietava com a dificuldade das crianças em aprender matemática, o fazer ciência e produzir conhecimento sempre esteve subordinado ao seu humanismo.

Celi Espasandin Lopes - Graduada em Matemática pela Universidade de Taubaté e em Pedagogia pela Faculdade de Guaratinguetá. Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Pós-Doutorado em Educação Matemática na The University of Georgia e Professora Visitante na Miami University. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo. Coordenadora do CEPEME - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Estatística. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Estatística e Matemática - GEPEEM/UNICSUL. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Práticas Pedagógicas na Educação Básica - PRAPEB/UNICID. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - Educação. Pesquisadora nas áreas de Educação Matemática e Educação Estatística.
E-mail: celi.espasandin.lopes@gmail.com

Formas de Pagamento