Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Educação
Indagações, Reflexões e Práticas na Educação Matemática
Adair Mendes Nacarato , Celi Espasandin Lopes.
ISBN: 978-85-7591-266-9
Formato: 14 X 21 | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 X 21 | Ano: 2013 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 69,30

(Organização: Adair Mendes Nacarato e Celi Espasandin Lopes)

DE R$ 99,00 

Sinopse:

 

Esta obra, que tem como foco as indagações, as reflexões e as práticas em leitura e escrita na Educação Matemática, integra-se a um amplo campo de pesquisa e de práticas, revitalizadas pelos Seminários de Escritas e Leituras em Educação Matemática, cujas primeiras edições estiveram vinculadas ao Congresso de Leitura do Brasil (Cole). Os temas abordados se referem ao uso da língua nas diferentes áreas do currículo da Educação Básica; às questões de escrita; à oralidade matemática na Infância; e à perspectiva dos gêneros textuais nas aulas de Matemática. Discutem-se os processos de aprendizagem matemática por meio da resolução de problemas e também a leitura e a escrita em ambientes virtuais e em contextos envolvendo o uso de recursos tecnológicos. Destacam-se ainda discussões sobre as narrativas de professores.

SOBRE AS ORGANIZADORAS:

Adair Mendes Nacarato, licenciada em Matemática pela PUC/Campinas, mestra e doutora em Educação pela FE/Unicamp. É docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (mestrado e doutorado) da Universidade São Francisco, Itatiba/SP, na linha de pesquisa matemática, cultura e práticas pedagógicas. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão com foco na formação docente, trabalho docente e práticas de sala de aula.

Celi Espasandin Lopes, graduada em Matemática e Pedagogia; mestra e doutora em Educação pela FE/UNICAMP. Pós-Doutora em Educação Matemática pela The University of Georgia (UGA). Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul. Coordenadora do CEPEME – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Estatística. Líder do GEPEE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Estatística. Pesquisadora nas áreas de Educação Matemática e Educação Estatística.

SOBRE OS AUTORES:

Adriana Aparecida Molina Gomes, doutora em Educação pela FE/Unicamp. Mestra em Educação e graduada em Matemática pela Universidade São Francisco – Itatiba/SP. Atualmente é servidora pública federal da Universidade Federal de Goiás-Campus Jataí. Tem experiência na área de Matemática, Educação Matemática, Educação de Jovens e Adultos, Resolução de Problemas e Educação.

Antonio Vicente Marafioti Garnica, docente do Departamento de Matemática da UNESP de Bauru, é bacharel em Matemática, mestre e doutor em Educação Matemática pela UNESP de Rio Claro. Coordena o Grupo de Pesquisa "História Oral e Educação Matemática" (GHOEM), é editor do Boletim de Educação Matemática (BOLEMA) e atua nos Programas de Pós graduação em Educação Matemática (UNESP-Rio Claro) e Educação para a Ciência (UNESP-Bauru).

Arthur B. Powell, professor adjunto e chefe do Departamento de Educação Urbana da Universidade Rutgers, em Nova Jersey, EUA. Ele também tem lecionado no Brasil, China, Haiti e Moçambique, de autoria ou editados cinco livros e publicou vários artigos. Suas áreas de pesquisa incluem a etnomatemática, matemática crítica, subordinação do ensino para a aprendizagem em matemática e aprendizagem colaborativa apoiada pelo computador.

Cármen Lúcia Brancaglion Passos,  licenciada em Matemática pela PUC-Campinas, com mestrado e doutorado na área de Educação pela FE/Unicamp. Atuou como professora de Matemática da rede pública no interior do Estado de São Paulo. Atualmente é docente Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos/SP, lecionando nos cursos de Pedagogia – presencial e a distância. É docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, desenvolvendo pesquisas na área de processos de ensino e de aprendizagem, no campo da formação de professores que ensinam Matemática.

Cidinéia da Costa Luvison, mestre em Educação pela Universidade São Francisco (USF), Itatiba – SP, Licenciada em Pedagogia pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINON), Paracatu – MG e História pela Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista (FESB). Pós-Graduada em Educação Especial pelo Centro Universitário Amparense (UNIFIA), Psicopedagogia pela Universidade Castelo Branco e Gestão Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC). Atua como professora do Ensino Fundamental I (séries iniciais) na rede municipal de Bragança Paulista-SP e como professora da Rede Estadual de Ensino na disciplina de História.

Cristiane Megid, bacharel e licenciada em Letras, mestra em Linguística e doutora em Linguística Aplicada, todos os títulos pela Universidade Estadual de Campinas. Atua como professora e formadora de professores na área de ensino de língua materna. Membro do grupo de pesquisa "Discurso e Instituições: histórias que fazem história" da Unicamp.

Dario Fiorentini, docente e pesquisador da FE/Unicamp - Área de Educação Matemática e de Formação de Professores. Licenciado e mestre em Matemática e doutor em Educação pela FE/Unicamp. Publicou e organizou, com colegas, 10 livros e mais de 90 artigos em periódicos científicos ou capítulos de livros. Assessor e professor visitante em programas de pesquisa e formação docente no exterior (Argentina, Guatemala e Portugal). Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicamp.

Dione Lucchesi de Carvalho, graduada em Matemática e tem mestrado e doutorado em Educação. Tanto sua tese quanto sua dissertação - defendidas na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) –  têm como temática a Educação Matemática. Foi, até 1998, professora de Matemática na Escola Básica. Atualmente é docente da Faculdade de Educação da Unicamp na Graduação e na Pós-Graduação. É coordenadora do grupo de pesquisa Prapem (Prática Pedagógica em Matemática) e membro do grupo de pesquisa GEPFPM (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores de Matemática). Tem investigado sobre a prática pedagógica em matemática, a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Estatística.

Filipe Santos Fernandes, graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora e doutorando em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (campus Rio Claro). É membro do Grupo de Pesquisa "História Oral e Educação Matemática" (GHOEM), tendo especial interesse em pesquisas que mobilizam narrativas (auto)biográficas e seus desdobramentos na Educação Matemática.

Lia Marques Marocci, licenciada em Matemática e Mestra em Educação pela Universidade São Francisco, Itatiba, SP. Atua como professora de matemática na rede estadual paulista.

Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid, graduada em Pedagogia e Ciências, mestra e doutora em Educação: Educação Matemática pela FE/Unicamp. Lecionou por 29 anos para a Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas. Participa do Grupo de Pesquisa "Formação e Trabalho Docente" vinculado à linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas da PUC-Campinas.

Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca, é graduada em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e doutora em Educação pela FE/Unicamp. Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais, na qual atua na formação de professoras e professores que ensinam Matemática e coordena o Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos. Desenvolve trabalhos nos seguintes campos: Educação Matemática, Educação de pessoas jovens e adultas, Formação de professores, Letramento e Numeramento, Currículo e Avaliação.

Maria Teresa Menezes Freitas, licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU, especialista em Matemática Superior (UFU/UFMG), mestre em Educação pela UFU e doutora em Educação Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Possui várias publicações em periódicos e livros com foco na formação do professor. Desenvolve pesquisa que investiga a contribuição do ambiente virtual de aprendizagem na formação docente. Atualmente é Professora Associada IV atuando como coordenadora UAB/UFU e diretora do Centro de Educação a Distância da UFU.

Martha Regina Egéa Kleine, professora de Matemática no Ensino Médio da rede estadual de ensino de São Paulo. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul. Graduada em Matemática e Ciências Contábeis pela Universidade de Mogi das Cruzes; Especialista em Educação Matemática pela PUC-SP; Especialista em Matemática para Professores de Ens. Fund. e Médio pela Unicamp.

Norma Suely Gomes Allevato, licenciada e bacharel em Matemática, Mestre em Matemática Pura e doutora em Educação Matemática. Membro do GTERP-Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas (UNESP – Rio Claro/SP). Docente e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo/SP), onde coordena o Grupo de Pesquisas e Estudos Avançados em Educação Matemática – GPEAEM. Suas pesquisas concentram-se na linha de Resolução de Problemas, envolvendo o ensino, a aprendizagem e a formação de professores.

Regina Célia Grando, licenciada em Matemática, Mestra e Doutora em Educação pela Unicamp, docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação (mestrado e doutorado) da Universidade São Francisco (USF), na linha de pesquisa Matemática, Cultura e Práticas Pedagógicas, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão com formação de professores que ensinam matemática e a prática pedagógica em matemática escolar.

Reginaldo Botelho Ferreira, pós-graduado em Modelagem Matemática pela UFABC (Universidade Federal do ABC – Santo André/SP); Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo/SP). Leciona na rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo e no Ensino Superior (UNIB). Tutor formador de professores de Matemática pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) e Fundação Itaú Social.

Sobre os Autores:
Adair Mendes Nacarato - Licenciada em Matemática pela PUC-Campinas, Mestre e Doutora em Educação pela Unicamp. Realizou estudos de pós-doutoramento em estudos (auto)biográficos na UFRN. Atua como docente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e do curso de Pedagogia da Universidade São Francisco. É líder dos grupos de pesquisa Histórias de Formação de Professores que Ensinam Matemática (Hifopem) e Grupo Colaborativo em Matemática (Grucomat). Suas pesquisas centram-se em práticas pedagógicas em matemática, formação docente e narrativas (auto)biográficas. E-mail: adamn@terra.com.br

Celi Espasandin Lopes - Graduada em Matemática pela Universidade de Taubaté e em Pedagogia pela Faculdade de Guaratinguetá. Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Pós-Doutorado em Educação Matemática na The University of Georgia e Professora Visitante na Miami University. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo. Coordenadora do CEPEME - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Estatística. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Estatística e Matemática - GEPEEM/UNICSUL. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Práticas Pedagógicas na Educação Básica - PRAPEB/UNICID. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - Educação. Pesquisadora nas áreas de Educação Matemática e Educação Estatística.
E-mail: celi.espasandin.lopes@gmail.com

Formas de Pagamento