Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Caminhos da Construção
Caminhos da Construção - Projetos Didáticos de Gênero na Sala de Aula de Língua Portuguesa
Ana Maria de Mattos Guimarães, Dorotea Frank Kersch.
ISBN: 978-85-7591-247-8
Formato: 14 x 21 | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 | Ano: 2012 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 48,30

(Organização: Ana Maria de Mattos Guimarães e Dorotea Frank Kersch)

DE R$ 69,00 

Sinopse:

 

Preferimos começar este livro contando a história que lhe dá origem. Assim, era uma vez um grupo de pesquisadores que entendia que poderia e deveria ir além da academia, atravessar os muros da universidade e chegar à sala de aula. Ancorados no campo da Linguística Aplicada (...), o grupo se constituía em torno de preocupações a respeito de como ultrapassar a barreira entre o dizer e o fazer. Ora, isto se passa em 2003, quando os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) já haviam sido lançados há 5 anos e não se notavam mudanças importantes no cenário do ensino de língua materna.
A história ganhou um novo capítulo no início de 2011, quando recebemos apoio da Capes (Programa Observatório da Educação). Desde então temos trabalhado na formação continuada de professores; nossas pesquisas nos haviam mostrado que, apesar dos bons resultados que alcançávamos com as experiências com sequência didática, os trabalhos às vezes eram um pouco artificiais. Nesse ponto entra o que estamos chamando de Projeto Didático de Gênero – PDG, que dá ênfase aos processos de letramento relacionados à prática social da escrita pelos alunos.  
E este livro conta um pouco disso. A primeira parte dele traz a ancoragem na didatização de gênero; na segunda, damos voz aos professores participantes do projeto, no momento em que relatam sua experiência com a construção dos PDGs e procuram também ouvir os seus alunos, que os ajudaram a desenvolver tais projetos.

SOBRE AS ORGANIZADORAS:

Ana Maria de Mattos Guimarães - Doutora em Linguística Aplicada, professora titular do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), coordenadora do Projeto "Por uma formação continuada cooperativa para o desenvolvimento do processo educativo de leitura e produção textual escrita no Ensino Fundamental", com apoio CAPES/INEP/Programa Observatório da Educação. Tem inúmeras obras publicadas sobre o agir docente e sobre questões relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa com foco na leitura e produção textual.

Dorotea Frank Kersch - Doutora em Filologia Românica, professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, pesquisadora associada do Projeto "Por uma formação continuada cooperativa para o desenvolvimento do processo educativo de leitura e produção textual escrita no Ensino Fundamental", ocupa-se de questões relacionadas ao ensino de língua materna.

SOBRE OS AUTORES:

Alessandra Preussler de Almeida - Professora licenciada em Letras - Português, Inglês e respectivas Literaturas - pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1996. Mestre em Linguagem no Contexto Social na mesma universidade, em 2005. Doutoranda em Linguística Aplicada pela UNISINOS. Trabalha na rede municipal de ensino de Novo Hamburgo, desde 2000 e atualmente, ocupa o cargo de assessora pedagógica da área de linguagem.

Andreza Mara Formento - Professora municipal em Novo Hamburgo há 16 anos. Leciona Língua Portuguesa para turmas de 6o ano e oferece um projeto de Produção Textual para o 4o e o 5o ano na mesma escola. Possui graduação em Letras Português pela UNISINOS; é pós-graduada em Literatura Brasileira do século XX aplicada aos Ensinos Fundamental e Médio na mesma instituição. Atualmente, participa do projeto de pesquisa em Linguística Aplicada do Projeto Observatório – UNISINOS.

Carlos Batista Bach - Professor da Rede Municipal de Novo Hamburgo, onde atua na área de Língua Portuguesa e Literatura. É doutorando na área de Letras, Literaturas Portuguesa e Luso-africanas, pela UFRGS. Possui graduação em Letras Português pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura. Possui publicações tanto na área da Literatura como na área da Linguística.

Cátia de Azevedo Fronza - Doutora em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de Pós Graduação em Linguística Aplicada. Tem focado suas pesquisas mais recentes nas diferentes questões de inclusão e na suas relações com ensino de línguas.

Deise Tavares del Sent - Graduada em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos em 2007. Professora da rede municipal de Novo Hamburgo de 2010 a 2012.

Jaqueline Inês Schmitt de Oliveira - Graduada em Pedagogia/Séries Iniciais e Especialista em Alfabetização e Ação Supervisora pela Unisinos e Especialista em Educação Especial pela Feevale. Professora concursada municipal e atualmente assessora pedagógica da Secretaria de Educação e Desporto de Novo Hamburgo.

Janaína da Silva Ferreira - Graduanda em Letras com habilitação em Português/Inglês Licenciatura Plena pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Integra o projeto "Por uma formação continuada cooperativa para o desenvolvimento do processo educativo de leitura e produção textual escrita no Ensino Fundamental" como bolsista de iniciação científica. Acompanhou os professores durante todo o período em que foram organizados e aplicados os projetos relatados no presente livro.

Lisiane Ribeiro Raupp da Costa - Mestranda em Linguística Aplicada na Unisinos; especialista em Alfabetização e Letramento - Educação Infantil e Séries Iniciais; graduada em Letras pela Universidade Luterana do Brasil (2008). Atualmente é professora de Língua Portuguesa, Inglês e Artes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Ramos da Rocha e professora concursada, licenciada, de Língua Portuguesa e Literatura de Escola Estadual.

Sharon Kist Dorneles - Graduada em Letras no ano de 2008 pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, atua há três anos como professora de Português do Ensino Fundamental da rede municipal e integra o projeto "Por uma formação continuada cooperativa para o desenvolvimento do processo educativo de leitura e produção textual escrita no Ensino Fundamental".

Vanessa de O. Dagostim Pires - Doutoranda em Linguística Aplicada pela UNISINOS, com Mestrado em Linguística Aplicada pela UNISINOS e Licenciatura em Letras pela UFRGS. Atualmente  Orientadora Educacional On-line de Língua Portuguesa do curso de especialização de professores Redefor/UNICAMP. Desenvolve pesquisas na área de ensino de Língua Portuguesa para Surdos, e atua na formação de professores de Língua Portuguesa para surdos e ouvintes.

Sobre os Autores:
Ana Maria de Mattos Guimarães - É professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Tem experiência nas áreas de Linguística e Linguística Aplicada, com ênfase em aquisição e desenvolvimento de linguagem e ensino-aprendizagem de língua materna. Suas pesquisas atuais estão ligadas ao uso dos gêneros textuais na aprendizagem de língua materna, à elaboração de material didático baseado no conceito de gênero textual e a análises do trabalho educacional. Tem se preocupado em analisar o agir docente em salas de aula de Língua Portuguesa, sobretudo as interações professor/alunos.

Dorotea Frank Kersch - Doutora em Filologia Românica, professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unisinos, pesquisadora associada do projeto “Por uma formação continuada cooperativa para o desenvolvimento do processo educativo de leitura e produção textual escrita no Ensino Fundamental”, ocupa-se de questões relacionadas ao ensino de língua materna, bilinguismo e formação de professores.

Formas de Pagamento