Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Mercado de Letras Saúde
Humanização, Gênero, Poder
Ana Cristina Ostermann, Stela Nazareth Meneghel.
ISBN: 978-85-7591-221-8
Formato: 16 x 23 | Acabamento: Brochura
Páginas: 16 x 23 | Ano: 2012 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 40,60

Contribuições dos Estudos de Fala-Em-Interação Para a Atenção à Saúde (Organização: Ana Cristina Ostermann e Stela Nazareth Meneghel)

DE R$ 58,00 

Sinopse:

 

Pensar a humanização em saúde a partir das falas dos diferentes atores sociais é o convite desta coletânea. Como pode a Humanização, um termo tão imponente, ser apreendida a partir de algo tão banal e cotidiano como a fala? É justamente este desafio que conduz a leitura dos vários capítulos da obra, que revelam, pouco a pouco, a complexidade implicada na fala-em-interação. O registro e a análise minuciosa das conversas que se desenvolvem nos atendimentos em saúde evidenciam os silêncios, os temas tabus, as (hetero)normatividades que se colocam nas interações entre médicos pacientes. Indicam também as estratégias utilizadas que permitem ouvir a voz das pacientes e que promovem, através da fala, uma abordagem mais humanizada. Para além da discussão acadêmica, o livro revela aos profissionais da saúde o poder e a importância da fala e a necessidade de atentar para este aspecto estrutural e estruturante das interações sociais.
 
SOBRE OS AUTORES:

Aline Jaeger. Licenciada em Letras, mestra em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguistica Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (PPGLA/UNISINOS). Professora do Curso de Letras da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Ana Cristina Ostermann. Licenciada em Letras, Ph.D. em Linguística pela University of Michigan, UofM/EUA, com estágio pós-doutoral em Antropologia, Sociologia e Linguística Aplicada pela University of California, Los Angeles, UCLA/EUA. Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (PPGLA/UNISINOS) e Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Caroline Rodrigues da Silva. Licenciada em Letras, mestra em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (PPGLA/UNISINOS). Professora de língua inglesa da Prefeitura Municipal de São Leopoldo, RS.

Débora Rejane da Rosa. Licenciada em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), professora particular de língua inglesa.

Joseane de Souza. Licenciada em Letras, doutoranda e mestra em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (PPGLA/UNISINOS).

Mariléia Sell. Jornalista, doutoranda e mestra em Linguística Aplicada no Programa de Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (PPGLA/UNSINOS). Assessora especial da 2ª Coordenadoria Regional de Educação do Estado do Rio Grande do Sul.

Stela Nazareth Meneghel. Médica, doutora em Medicina (UFRGS), pós-doutora em Psicologia Social (UAB, Espanha). Professora do Curso de Análise de Políticas e Sistemas de Saúde, PPG de Saúde Coletiva e PPG Enfermagem/UFRGS e Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Renata Ruy. Licenciada em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e professora particular de língua inglesa.

Sobre os Autores:
Ana Cristina Ostermann - Ph.D. em Linguística pela University of Michigan, EUA (2000). Realizou estágio de pós-doutorado na University of California, Los Angeles, EUA (2008-2009), com projeto de interface entre Antropologia, Sociologia e Linguística Aplicada. Atua como professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e como Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Em 2013, recebeu o Prêmio Pesquisadora Gaúcha Destaque na Área de Artes e Letras do Rio Grande do Sul.

Stela Nazareth Meneghel - Stela Nazareth Meneghel. Médica, doutora em Medicina (UFRGS), pós-doutora em Psicologia Social (UAB, Espanha). Professora do Curso de Análise de Políticas e Sistemas de Saúde, PPG de Saúde Coletiva e PPG Enfermagem/UFRGS e Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Formas de Pagamento