Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Educação
Lev Vigotski – Mediação, Aprendizagem e Desenvolvimento
Janette Friedrich.
ISBN: 978-85-7591-218-8
Formato: 12 x 22 | Acabamento: Brochura
Páginas: 12 x 22 | Ano: 2012 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 34,30

(Tradução: Anna Rachel Machado e Eliane Gouvêa Lousada)

DE R$ 49,00 

Sinopse:

 

A proposta de tradução para o português do presente texto de Janette Friedrich mostra-se oportuna e instigante. Os leitores podem, no entanto, perguntar: por que mais um livro sobre Vigotski? O que esse pequeno livro pode acrescentar ao que já se sabe sobre Vigotski nos dias de hoje?
A novidade dessa publicação encontra-se no modo como a autora lê e dialoga com a teoria de Vigotski, como compreende e discute suas ideias, como nos convida a uma leitura que nos leva a pensar no interior do pensamento do autor. Como ela mesma diz, não se trata de reproduzir as ideias de Vigotski ou de falar dele, mas de pensar com ele.
O amplo e profundo conhecimento que a autora tem da História da Filosofia, da Psicologia, dos Estudos da Linguagem e das Ciências da Educação permite a ela situar a obra de Vigotski no âmbito das Ciências Humanas, destacando e redimensionando questões que foram por ele levantadas e que ainda hoje suscitam acirradas discussões.
Friedrich apresenta Vigotski como psicólogo, pesquisador do ensino e da escola. Aqui, ela já marca um ponto de vista e ressalta um dos objetivos de suas interlocuções nesse trabalho, que consiste em explicitar a fundamentação filosófico-epistemológica das ideias do autor, discutindo as implicações dessas ideias para o ensino e a educação formal.  O livro reúne, assim, um conjunto de pontos cruciais da obra de Vigotski, dentre os quais se destacam o método, o psiquismo humano, o instrumento psicológico, a elaboração conceitual, as relações de ensino.

Janette Friedrich trabalha como professora e pesquisadora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade de Genebra, no campo “Aportes da Filosofia para a educação e para a formação”; é membro do Grupo de Pesquisa “História e Epistemologia das Ciências da Linguagem”, cadastrado no CNRS (Conselho Nacional da Pesquisa Científica), em Paris, França. Doutora em Filosofia pela Universidade Humboldt de Berlim, Alemanha, e especialista em Vigotski e Bühler, desenvolve estudos na área da história, epistemologia e filosofia das ciências humanas, sobretudo no que diz respeito à tradição soviética e alemã dos anos 20. Organizou os livros de Lev Vigotski, A Significação histórica da crise em psicologia (Paris, Dispute, 2010) e A teoria da linguagem, de Karl Bühler (Marseille, Agone, 2009), além de números temáticos de revistas.

Sobre os Autores:
Janette Friedrich -

Formas de Pagamento