Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Pós-Graduação e Avaliação - Impactos e Perspectivas no Brasil e no Cenário Internacional
João Ferreira de Oliveira, Afrânio Mendes Catani, Naura Syria C. Ferreira.
ISBN: 978-85-7591-147-1
Formato: 14 x 21 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 cm | Ano: 2010 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 61,60

(Organização: Afrânio Mendes Catani, João Ferreira de Oliveira e Naura Syria C. Ferreira)

De R$ 88,00

Sinopse:

Este livro trata de concepções, de formação, de histórias e políticas de pós-graduação e de avaliação, assim como de indicadores de produção, de consciência crítica, de valores e dos problemas e embates existentes no contexto da pós-graduação e da pesquisa, em razão das transformações recentes no campo da educação superior no cenário mundial. A formação de pesquisadores e de docentes deve processar-se de forma transparente e com critérios de qualidade compatíveis com as exigências estabelecidas pelo campo acadêmico.
Reúne estudos e pesquisas de intelectuais do Brasil, de outros países da América Latina e da Europa que analisaram o tema da avaliação da pós-graduação, visando contribuir com o debate acerca de concepções, experiências, determinações e teorizações que estão se processando nas últimas décadas. A obra examina o sistema de avaliação da pós-graduação e da pesquisa, assim como as mudanças na produção docente, na proposta de formação e no desenvolvimento do campo educacional. Os artigos se dedicam, também, ao exame da política e da gestão da pós-graduação a partir dos vários ângulos pelos quais estes intelectuais vêem a construção do cenário político nacional com todos os movimentos, avanços e recuos.
A formação de pesquisadores e de docentes para o magistério superior, bem como para a cidadania e para o mundo do trabalho, necessita processar-se da forma mais transparente possível e com critérios de qualidade compatíveis com as exigências estabelecidas pelo campo acadêmico. A pós-graduação, tendo como finalidade a formação e o desenvolvimento da pesquisa, deve revestir-se de pertinência social e científica. Nesse contexto, a avaliação se configura como elemento de grande relevância para a estruturação de todo o sistema de pós-graduação. Nessa perspectiva, o presente livro reúne estudos e pesquisas de intelectuais do Brasil, de outros países da América Latina e da Europa que analisaram o tema da avaliação da pós-graduação, visando contribuir com o debate acerca de concepções, experiências, determinações e teorizações que estão se processando nas últimas décadas. Contribui, ainda, efetivamente para o debate acadêmico que vem ocorrendo no contexto global em razão da relevância da produção do conhecimento na sociedade contemporânea. Espera-se, no entanto, que sua contribuição maior resida na reflexão de pesquisadores, docentes e gestores da pós-graduação acerca do impacto da avaliação na formação, no trabalho docente, na gestão universitária e na reconfiguração do campo acadêmico.

Sobre os Autores:
João Ferreira de Oliveira - Possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000) e Pós-doutorado em Educação pela USP (2010). Professor Associado da UFG. Presidente da Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação (Biênio 2015-2017). É membro do Comitê de Assessoramento da Educação no CNPq - CA/Ed (2013-2016). É coordenador da Rede de Pesquisa Universitas/Br (2014-2016). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C - CA ED - Educação.

Afrânio Mendes Catani - É professor na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam - USP). Foi docente na Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (Eaesp/FGV), na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente coordena o GT Política de Educação Superior da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP. Pesquisador do CNPq, é autor de mais de duas centenas de artigos, livros e capítulos de livros sobre sociologia da educação e da cultura, história e historiografia do cinema latino-americano, políticas de educação superior na América Latina, publicados no Brasil e no exterior. Organizou, com Maria Alice Nogueira, Pierre Bourdieu: Escritos de Educação (14ª ed., 2013) e, atualmente, com Ana Paula Hey, Maria Alice Nogueira e Cristina Medeiros, está coordenando o Vocabulário Pierre Bourdieu, a ser lançado em breve, contando com a colaboração de mais de quarenta especialistas de diversas nacionalidades.

Naura Syria C. Ferreira -

Formas de Pagamento