Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Educação e Cidadania no Neoliberalismo - Da Experiência à Análise Crítica
Lindomar Wessler Boneti, Maria de Lourdes P. de Almeida.
ISBN: 978-85-7591-101-5
Formato: 14 x 21 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 cm | Ano: 2010 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 51,80

(Organização: Lindomar Wessler Boneti e Maria de Lourdes P. Almeida)

DE R$ 74,00

Sinopse:

 

Nesta obra, trata-se de analisar a Educação enquanto uma política pública de construção da cidadania e inclusão social, uma tarefa nada fácil por envolver uma dimensão conceitual espinhosa, ainda não resolvida na academia, como é o caso do papel do Estado no Neoliberalismo, inclusão e exclusão social, educação inclusiva e cidadania etc. Nesta perspectiva, a partir de diferentes enfoques e/ou experiências, os textos se complementam e caminham numa única direção, a de se considerar que a partir do ideário neoliberal alia-se a premissa das liberdades individuais à diminuição das funções do Estado, deslocando-se o indivíduo como elemento social sob a proteção do Estado, acentuando nas capacidades individuais a responsabilidade pela construção do acesso aos bens e serviços socialmente construídos.
Trata, ainda, de uma temática das mais palpitantes nos dia de hoje na academia, a questão da educação enquanto uma política pública de construção da cidadania e inclusão social. Este é o fio condutor de análise que se apresenta ao leitor, apesar dos diferentes enfoques teóricos utilizados e das diferentes realidades analisadas. Tratar da educação enquanto uma política pública de construção da cidadania e inclusão social é uma tarefa nada fácil por envolver uma dimensão conceitual espinhosa, ainda não resolvida na academia, como é o caso da teoria de Estado (em especial o Neoliberalismo), inclusão e exclusão social, educação inclusiva e cidadania. Nesta perspectiva, a partir de diferentes enfoques e/ou experiências, os textos se complementam e caminham numa única direção, a de que no ideário neoliberal alia-se a premissa das liberdades individuais à diminuição das funções do Estado, deslocando-se o indivíduo como elemento social sob a proteção do Estado, acentuando nas capacidades individuais a responsabilidade pela construção do acesso aos bens e serviços socialmente construídos. Isto significa que o ser cidadão não mais significa ter direitos, mas possuir um conjunto de habilidades e/ou capital que o faz ser, nunca de responsabilidade do Estado, mas do indivíduo.

Sobre os Autores:
Lindomar Wessler Boneti - É graduado em Ciências Sociais (licenciatura plena) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1982), mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), doutor (PhD) em Sociologia pela Universidade Laval - Québec - Canadá (1995) e realizou estágio de pós-doutorado no Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Fribourg - Suíça - em 2008. Atualmente é professor titular e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Paraná atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e no curso de Ciências Sociais da PUCPR; é membro pesquisador da Associação Internacional de Sociólogos de Língua Francesa, com atuação no Comitê de Pesquisa “Identidade, Desigualdades e Laços Sociais”.

Maria de Lourdes P. de Almeida - Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1984), habilitação em Orientação Educacional. Graduada em História pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral (1988). Mestrado em Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Doutorado em Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Desde 2003 é Pesquisadora e Secretária Executiva do GEPES - Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior, da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Atualmente é Docente Pesquisadora e Coordenadora do PPGE da Uniplac, SC. Foi Docente Pesquisadora (na condição de Profª. Colaboradora) da USP, ESALQ, (2004-2005) campus de Piracicaba, no Departamento de Ciências Sociais Aplicadas. Também lecionou na PUC, Campinas na graduação e orientou vários TCCs do curso de Pedagogia, e Projetos de Pesquisa em Estágio para os cursos de Artes, Geografia, Pedagogia. É membro da Sociedade Brasileira de História da Educação. Pesquisadora do GT 11, Políticas Educacionais do Ensino Superior da ANPEd. É Pós doutora pelo IG, Unicamp, Departamento de Política, Ciência e Tecnologia, É Profª. Colaboradora do DPCT do I.G. da Unicamp, pesquisadora do CNPq (2009-2010) e pesquisadora da Capes/INEP Projeto de Investigação edital Observatório de Educação (2011-2013).

Formas de Pagamento