Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Série Drogas, Política e Cultura
O Uso Ritual da Ayahuasca
Beatriz Caiuby Labate, Wladimyr Sena Araújo.
ISBN: 85-85725-91-5
Formato: 16 x 23 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 16 x 23 cm | Ano: 2009 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 143,50

(Organização: Beatriz Caiuby Labate e Wladimyr Sena Araújo)

DE R$ 205,00 

Sinopse:

 

Essa coletânea é o resultado da reunião de 25 artigos escritos por autores de 7 países diferentes. Representa o maior esforço de reflexão realizado até hoje no Brasil a respeito do consumo da ayahuasca, o “cipó de morto”, bebida milenar feita a partir de duas plantas amazônicas: a liana Banisteriopsis caapi e o arbusto Psychotria viridis. O livro oferece um painel de conjunto sobre o espectro dos usos rituais deste alucinógeno na América do Sul. Na primeira parte são abordados os usos feitos por populações indígenas e por seringueiros da Amazônia. A parte central da obra trata das originais e bastante controversas religiões ayahuasqueiras brasileiras, conhecidas popularmente como Santo Daime, União do Vegetal e Barquinha. Tais religiões extrapolaram as fronteiras de sua origem, tendo sido exportadas para os grandes centros urbanos do país e até mesmo do exterior, congregando atualmente mais de 10 mil adeptos. Este fenômeno cultural rico e dinâmico é contemplado em diálogo, também, com o debate sobre a utilização de substâncias psicoativas em nossa sociedade. Finalmente, a última parte da obra reúne os pontos de vista da medicina, da psicologia e da etnofarmacologia sobre estes diversos usos rituais da substância. O volume apresenta um enfoque ao mesmo tempo comparativo e multidisciplinar, proporcionando um quadro impressionante pela riqueza de informações e de perspectivas, incluindo ao lado da opinião de diversos especialistas acadêmicos o ponto de vista dos próprios ayahuasqueiros. É de interesse para Antropologia, História, Religião, Psicologia, Filosofia, Direito e a nova área denominada Enteobotânica ou o estudo das plantas sagradas. Em sua segunda edição revista e ampliada, além de contar com a atualização das referências bibliográficas dos artigos, de correções e ajustes efetuados pelos autores a partir de leituras críticas e resenhas publicadas, a obra insere um novo artigo “Matrizes maranhenses do Santo Daime”. Este, escrito por Beatriz Labate e Gustavo Pacheco, contém dados inéditos sobre a vida de Raimundo Irineu Serra, fundador de uma das religiões brasileiras ayahuasqueiras, o Santo Daime.


Sobre os Autores:
Beatriz Caiuby Labate - É doutora em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. Suas principais áreas de interesse são o estudo de substâncias psicoativas, políticas sobre drogas, xamanismo, ritual e religião. É Diretora Executiva do Chacruna (http://chacruna.net), organização dedicada a promover educação pública e legitimidade culturalem relação às plantas psicoativas. É Professora Colaboradora do Programade Psicologia Oriental-Ocidental do Instituto de Estudos Integrais da Califórnia (CIIS), em São Franciscoe Professora Visitante do Centro de Pesquisa e Estudos de Pós-Graduação em Antropologia Social (CIESAS), em Guadalajara. É Especialista em Educação Pública e Cultura da Associação Multidisciplinar de Estudos Psicodélicos (MAPS).

É co-fundadora do Coletivo Drogas, Política e Cultura no México (http://drogaspoliticacultura.net) e co-fundadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (NEIP) no Brasil, além de editora de seu site
(http://www.neip.info).

É autora, coautora e coeditora de dezenove livros, de uma edição especial de um journal acadêmico e de vários artigos indexados (http://bialabate.net/).

Wladimyr Sena Araújo -

Formas de Pagamento