Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Série Drogas, Política e Cultura
O Uso Ritual das Plantas de Poder
Beatriz Caiuby Labate, Sandra Lucia Goulart.
ISBN: 85-7591-049-3
Formato: 16 x 23 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 16 x 23 cm | Ano: 2009 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 116,90

(Organização: Beatriz Caiuby Labate e Sandra Lucia Goulart)

DE R$ 167,00 

Sinopse:

 

A coletânea, reunião de quatorze artigos de colaboradores de cinco países, vem ocupar uma lacuna na reflexão das Ciências Sociais sobre o tema das drogas ou das plantas psicoativas. Através do enfoque da etnologia, da antropologia, da história e da etnobotânica são analisados diversos contextos de consumo de substâncias psicoativas. Variedades de rapé utilizadas por povos indígenas da Amazônia, raízes como a jurema nordestina ou a iboga do Gabão, a folha de coca nos Andes e na Amazônia, a Cannabis nos ambientes afro e indígena, a ayahuasca da selva peruana aos grandes centros urbanos brasileiros e algumas outras espécies menos conhecidas, são alguns dos temas abordados na obra. Destaca-se como o consumo de plantas de poder está associado à organização de complexos sistemas cosmológicos, ao surgimento de ricos cultos sincréticos, a promoção da identidade social, a redes multiétnicas de intercâmbio, ao gerenciamento de conflitos religiosos ou tribais, à produção artística, ao autoconhecimento, entre outras coisas. O uso destas substâncias implica numa articulação entre diferentes esferas da vida, como a política, a terapêutica, a xamânica, a estética e a cultural. A análise dos vários contextos e agentes explicita continuidades e descontinuidades entre os usos religiosos, profanos, modernos e tradicionais, ou entre substâncias naturais e artificiais, rompendo assim com dicotomias pouco úteis à reflexão sobre as “drogas”. A leitura da obra destaca o uso ritual e religioso de psicoativos, praticado em diferentes culturas e épocas históricas, mas pode ser valiosa também para pensar o consumo de drogas na sociedade contemporânea, apontando para alternativas a uma política meramente proibicionista, dependente de um mercado ilícito que só dissemina, cada vez mais, violência, miséria, exclusão e guerra.

Organizadores: Beatriz Caiuby Labate, doutoranda em Ciências Sociais pela UNICAMP, Mestre em Antropologia pela Unicamp (prêmio de melhor tese em Ciências Sociais da ANPOCS, 2000), Pesquisadora do NEIP (Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos) e Sandra Lucia Goulart, Doutora em Ciências Sociais pela Unicamp, Mestre em Antropologia Social pela USP, Pesquisadora do NEIP (Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos).


Sobre os Autores:
Beatriz Caiuby Labate - É doutora em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. Suas principais áreas de interesse são o estudo de substâncias psicoativas, políticas sobre drogas, xamanismo, ritual e religião. É Diretora Executiva do Chacruna (http://chacruna.net), organização dedicada a promover educação pública e legitimidade culturalem relação às plantas psicoativas. É Professora Colaboradora do Programade Psicologia Oriental-Ocidental do Instituto de Estudos Integrais da Califórnia (CIIS), em São Franciscoe Professora Visitante do Centro de Pesquisa e Estudos de Pós-Graduação em Antropologia Social (CIESAS), em Guadalajara. É Especialista em Educação Pública e Cultura da Associação Multidisciplinar de Estudos Psicodélicos (MAPS).

É co-fundadora do Coletivo Drogas, Política e Cultura no México (http://drogaspoliticacultura.net) e co-fundadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (NEIP) no Brasil, além de editora de seu site
(http://www.neip.info).

É autora, coautora e coeditora de dezenove livros, de uma edição especial de um journal acadêmico e de vários artigos indexados (http://bialabate.net/).

Sandra Lucia Goulart -

Formas de Pagamento