Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Leitura e Bibliotecas Escolares
Ler e Compreender
Ana Menin.
ISBN: 978-85-7591-118-1
Formato: 14 x 21 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 cm | Ano: 2010 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 39,20

Estratégias de Leitura Ana Maria da C.S. Menin, Cyntia Graziella G.S. Girotto, Dagoberto Buim Arena e Renata Junqueira de Souza (org.)

DE R$ 56,00 

Sinopse:

 

Em 2006, Renata Junqueira de Souza, Cyntia Graziella Girotto, Dagoberto Buim Arena e Ana Maria dos Santos Menin desenvolveram um projeto de pesquisa, que durou três anos, a fim de investigar a aplicabilidade do uso da literatura infantil no ensino de estratégias de compreensão textual desenvolvidas em programas de leitura em escolas primárias e secundárias. As informações presentes neste livro, resultantes desse projeto, possuem potencial para suscitar mudanças. As descobertas desse grupo e esta publicação servirão como valiosa fonte tanto para professores ingressantes, quanto para os veteranos.
Este livro é resultante do trabalho de um grupo de educadores que tem por objetivo levar a literatura infantil para a sala de aula e, dessa forma, envolver os alunos com os livros. Ao autores acreditam realmente que é possível mudar a maneira de se ensinar leitura nas escolas brasileiras. Para tanto, faz-se necessário integrar a literatura infantil ao currículo de leitura, a fim de assegurar o letramento.

TEMAS ABORDADOS NA OBRA E SEUS AUTORES

PREFÁCIO

Capítulo I
A LITERATURA INFANTIL COMO PRODUÇÃO CULTURAL E COMO INSTRUMENTO DE INICIAÇÃO DA CRIANÇA NO MUNDO DA CULTURA ESCRITA
Dagoberto Buim Arena

Capítulo II
ESTRATÉGIAS DE LEITURA: PARA ENSINAR ALUNOS A COMPREENDER O QUE LEEM
Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto
Renata Junqueira de Souza

Capítulo III
AVALIAR ATIVIDADES DE LEITURA PARA QUÊ?
Ana Maria da C. S. Menin

Apêndice:
SUGESTÕES DE LIVROS PARA AS ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO


Renata Junqueira de Souza (coordenadora da pesquisa) – Possui Graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (1987), Mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), Doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2000) e Pós-Doutorado pela University of British Columbia (2001) e pela Ohio State University (2005). Atualmente, é Professora Assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – campus de Presidente Prudente e coordenadora do CELLIJ – Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil “Maria Betty Coelho Silva”. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem; atuando principalmente com os seguintes temas: Leitura e Ensino, Literatura e Ensino, Poesia e Ensino.

Ana Maria da Costa Santos Menin – Graduada em Letras pela Universidade São Marcos (1973) e em Pedagogia, com Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Adamantina (1976), possui Mestrado, em Educação, pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (1994) e Doutorado, em Letras, pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (1999). Coordena o grupo Ciranda do saber: linguagens literárias e educacionais. De 2006 a 2008, desenvolveu sua pesquisa de Pós-doutoramento, junto ao H. C. Andersen Centret, em Odense, Dinamarca. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais; atuando principalmente com os seguintes temas: avaliação educacional, avaliação escolar, prática docente, ação pedagógica, literatura infantil, H. C. Andersen, metodologia do ensino da leitura e da literatura infanto-juvenil.

Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto – Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (1992), possui Mestrado, em Educação, pela Universidade Federal de São Carlos (1995) e Doutorado, em Educação, pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (1999). Atualmente, é professora da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Marília, onde lidera linha de pesquisa do grupo "Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem; atuando principalmente com os seguintes temas: didática do ensino de língua materna, apropriação da leitura e da escrita, ensino e literatura infantil, projetos de leitura e escrita, formação de professores, metodologia de projetos, EJA e formação de leitores e produtores de textos.

Dagoberto Buim Arena – Graduado em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (1972), e em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga (1978), possui Mestrado, em Educação, pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (1991), Doutorado, em Educação, pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (1996) e Pós-Doutorado pela Universidade de Évora, Portugal (2007). Atualmente, é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, em Marília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino; atuando principalmente com os seguintes temas: leitura, alfabetização, leitura e escrita.


Sobre os Autores:
Ana Menin -

Formas de Pagamento