Pós-doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, sob a supervisão do Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura (2017). Doutora em Educação Escolar pela Unesp/Araraquara (2001), mestre em Educação - Metodologia do Ensino - pela Universidade Federal de São Carlos (1996) e graduada em Ciências Sociais pela Unesp/Araraquara (1992). Desenvolve trabalhos de ensino, pesquisa e extensão com ênfase nos processos de ensino-aprendizagem, na formação docente e, em especial, na formação continuada de professores em serviço. Atualmente, é professora associada da Faced/UFU, atuando como membro do corpo permanente do PPGED; consultora ad hoc do CNPq e da Capes; editora-chefe da revista Obuchenie - Revista de Didática e Psicologia Pedagógica; membro da diretoria da Revista Educação e Filosofia; membro do corpo editorial da Revista Brasileira de Formação de Professores; da Revista Itinerarius Reflectionis, entre outras. Coordena o Gepedi - Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente, da UFU, e é membro do GEPAPe - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Pedagógica, da USP/SP. Participou na condição de coordenadora de projeto do Programa Observatório da Educação (Capes) e, atualmente, desenvolve pesquisa dentro do Programa Pesquisador Mineiro - PPM X - Fapemig. Dirige a Coleção Biblioteca Psicopedagógica e Didática/Editora Edufu e coordena a Série Ensino Desenvolvimental/Editora Edufu. Temas de estudo: processos de ensino-aprendizagem-desenvolvimento; didática desenvolvimental; formação de professores e desenvolvimento profissional docente; pesquisa-formação; intervenção didático-formativa; teoria da atividade; e psicologia histórico-cultural. E-mail andrea.longarezi@gmail.com |