Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
A Escola Possivel

Democracia, Participação, Autonomia Juan Delval (trad. Carmen Scriptori)

DE R$ 77,00 

• Juan Delval

 

Obra de leitura obrigatória para aqueles que almejam o desenvolvimento como meta da educação, A escola possível apresenta idéias viáveis para organizar uma escola que vise “formar indivíduos mais felizes e que possam contribuir para a convivência em uma sociedade democrática; indivíduos mais adaptados, entendendo que adaptação não quer dizer submissão a normas exteriores, mas uma modificação da situação externa”. Fundamentada numa perspectiva construtivista, traz as contribuições de um autor que, além de vasta cultura, possui inúmeros estudos, ao longo de sua vida, voltados à educação e à psicologia e que dialoga, nos diversos capítulos, com as idéias e pesquisas de outros importantes estudiosos da educação.
Redigida de maneira clara e objetiva, trazendo situações concretas e suscitando inúmeras reflexões, aborda estas e outras questões referentes ao papel da escola na construção da autonomia. O autor mostra quão imprescindível é que a organização da escola e os procedimentos pedagógicos adotados sejam coerentes com os objetivos que se pretende atingir e com as especificidades de desenvolvimento da criança, pois, do contrário, o que estará sendo estimulado de fato será a obediência acrítica, o individualismo, a competição e a submissão.

SOBRE O AUTOR:

Juan Delval é professor titular em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação na Universidade Nacional de Educação a Distância, tendo anteriormente integrado as Universidades Complutense e Autônoma de Madri. Iniciou seu trabalho como pesquisador com Jean Piaget na Universidade de Genebra em meados dos anos 1960, investigando o desenvolvimento cognitivo e especialmente a construção das idéias das crianças e jovens sobre o mundo social. Fundamentado nesses estudos, tem se debruçado sobre suas aplicações na organização das atividades nas diversas dimensões da escola e, em decorrência destas, têm discutido as reformas educativas, analisando-as e propondo outras possibilidades mais coerentes como o desenvolvimento da autonomia moral e intelectual.
É autor de mais de uma centena de artigos e entre seus livros podemos destacar: Los fines de la educación (Madri/México: Siglo XXI, 1990), El desarrollo humano (Madri/México: Siglo XXI, 1994), Moral, desarrollo y educación (com I. Enesco) (Madri: Anaya-Alauda, 1994).
No Brasil, o autor tem os seguintes livros publicados: Crescer e pensar. A construção do conhecimento na escola (Porto Alegre: Artes Médicas, 1998), Aprender a aprender (Campinas: Papirus, 1997), Aprender na vida e aprender na escola. Porto Alegre: Artmed, 2001), Introdução à prática do método clínico: Descobrindo o pensamento das crianças (Porto Alegre: Artmed, 2002) e Manifesto por uma escola cidadã (Campinas: Papirus, 2006).


SUMÁRIO


APRESENTAÇÃO (Telma Pileggi Vinha)

PREFÁCIO À EDIÇÃO BRASILEIRA (Juan Delval)

PONTOS DE PARTIDA: EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
A socialização das novas gerações
O peso da história
A aprendizagem em diferentes contextos
As funções da escola
O currículo oculto

AS MUDANÇAS SOCIAIS E A EDUCAÇÃO
Tendência das mudanças sociais
Algumas mudanças sociais e educativas na Espanha
As mudanças na situação de crianças e jovens
Os meios de comunicação
O conhecimento fragmentado
Dois diferentes tipos de escola

DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO
O caminho para a democracia
O sentido da democracia
Os fins da vida
O progresso social
A autonomia
Autonomia e liberdade
Autonomia e democracia
Os adolescentes e autonomia

O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E A EVOLUÇÃO DE SEUS INTERESSES
Como se produz o desenvolvimento
Os estágios do desenvolvimento
Como se constrói o conhecimento
Três enfoques do estudo do desenvolvimento
As representações ou modelos
Como se formam as representações
Como está representado o conhecimento. A forma de representação
Características da evolução das representações
A evolução dos interesses
O trabalho com os distintos níveis em relação aos interesses e capacidades

A REFORMA DA ESCOLA
Tentativas de mudar a escola
O pensamento crítico
Alguns princípios gerais
Como estabelecer os objetivos educativos?

A INTEGRAÇÃO DA ESCOLA NA COMUNIDADE
A escola voltada sobre si mesma
A escola como centro de cultura aberta a todos
O suporte educativo do exterior
Os problemas sociais
A escola colaborando com seu meio
A disposição da escola

A VIDA SOCIAL NA ESCOLA
A organização social da sala
O controle social pelos alunos
O ensino da moral
A educação moral

OS PROBLEMAS PARA SE TRATAR NA ESCOLA
O ambiente como fonte de problemas
O estudo da localidade
A integração das atividades e dos conhecimentos
A necessidade de conhecimentos científicos
O conhecimento da realidade social
A descoberta do social
Os objetivos do conhecimento social
A História
A organização da escola
Algumas coisas que podem se fazer na escola

OS MEIOS
A elaboração de projetos
Os jornais
A televisão
A importância da tecnologia
A utilização do computador
Os livros na sala e na escola
O que os sujeitos podem conseguir por meio da leitura?
Outras tecnologias
A sala como laboratório
Materiais de trabalho para os professores
Alguns obstáculos dos alunos

OS PROFESSORES
O professor como modelo e como animador
A condição do mestre
Aspectos da formação
Conhecimento do aluno
Investigação e inovação
Os professores do ensino médio

PORQUE É DIFÍCIL MUDAR A ESCOLA
Os obstáculos para mudar a educação
Medidas urgentes de política educativa
Escola e sociedade

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


 
 
Por: R$ 53,90
ISBN: 978-85-7591-082-5
Páginas: 252
Formato: 14 x 21 cm
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2009
 
 
Formas de Pagamento