Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Editora Como Comprar Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Faces da Lingüística Aplicada
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção TerramaR
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Dimensões da Sexualidade
Discurso e Ensino
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Literatura
Memória e História da Educação
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Teoria Literária
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Gêneros de Texto no Dia-a-Dia do Ensino Fundamental
Ana Maria de M. Guimarães, Daiana Campani-Castilhos, Rafaela Fetzner Drey
• Ana Maria de Mattos Guimarães
• Daiana Campani
• Rafaela Fetzner Drey

Se você quer entrar em contato com sugestões diferentes para realizar um bom trabalho com leitura e produção de textos com seus alunos do ensino fundamental, este livro poderá auxiliá-lo! Se as suas aulas de língua materna são baseadas sempre em um mesmo “modelo”: leitura do texto, perguntas de interpretação e exploração de elementos gramaticais, como classes de palavras ou funções sintáticas, você precisa conhecer a proposta de ensino de gêneros textuais em seqüência didática!
Este livro é escrito por professoras de língua materna, que acreditam que a escola tem uma tarefa no ensino-aprendizagem da língua; é um livro que nasce da experiência delas como docentes que têm um pé na academia, mas que estão sempre preocupadas com a sala de aula.
Procuram oferecer a você, professor do ensino fundamental, sugestões de como trabalhar, em sala de aula, diferentes gêneros textuais, a fim de que você possa auxiliar seus alunos no desenvolvimento de efetivas competências relacionadas à leitura e à produção de textos pertencentes a esses gêneros.

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO

O QUE É, PARA VOCÊ, O TRABALHO COM TEXTO NA ESCOLA?
A PROPOSTA DE TRABALHO COM OS GÊNEROS TEXTUAIS
Gêneros X tipos: algumas confusões na escola
Sugestões de trabalho com os gêneros: a seqüência didática

O CONTO HUMORÍSTICO INFANTIL
A caracterização do gênero
Textos que podem ser utilizados nas oficinas
As oficinas

NEM TUDO SÃO FLORES
A caracterização do gênero
A seqüência didática
Ponderações sobre os resultados
Repensando a seqüência didática apresentada

GÊNERO DIÁRIO EM DIFERENTES CONTEXTOS: REAL OU VIRTUAL?
O blog como contexto virtual para o trabalho com gêneros
O gênero diário pessoal
A seqüência didática

CONSTRUINDO OS ELEMENTOS PRINCIPAIS DA NARRATIVA
O autor e o narrador
O espaço
A seqüência narrativa e a organização temporal
Os personagens típicos

Sobre as autoras:
Ana Maria é professora universitária e pesquisadora do Programa de Pós Graduação (PPG) no curso de mestrado em Lingüística Aplicada da UNISINOS, Aprendizagem de Língua Materna.
Daiana é mestra, formada na Unisinos (PPG), trabalha em uma faculdade (FACCAT-RS) e professora do ensino fundamental, em uma escola municipal de Novo Hamburgo. Rafaela é doutoranda da CAPES, Unisinos (PPG) e professora de Língua Portuguesa em escola estadual na cidade de Gramado.

http://www.generosdetexto.com.br/


 
 
Por: R$ 28,00
ISBN: 978-85-7591-092-4
Páginas: 48
Formato: 21 x 28 cm
  Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2008
 
 
Forma de Pagamento :