Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educacao Em Ciencias
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Literatura
Memória e História da Educação
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
Perspectivas e Desafios na Formacao de Professores da Educacao Basica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Teoria Literária
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Praticas Diferenciadas em Ensinos e Biologias

(Organização: Guilherme Trópia, Mariana Brasil Ramos e Mário Cézar Amorim de Oliveira)

• Guilherme Tropia
• Mariana Brasil Ramos
• Mario Cezar Amorim de Oliveira

DE R$  47,00   POR R$ 32,90

“O que me mobiliza para o desejo de diferir em ensinos e ciências?” Foi esta pergunta que os organizadores deste livro fizeram aos autores e às autoras dos textos que o compõe quando convidaram professores de Ciências e Biologia a refletirem sobre suas práticas de ensino. A questão pode parecer extremamente subjetiva - e, de fato, é - porém, se compreendemos que nossas ações como docentes são efetivadas a partir de nossas histórias de vida e trajetórias profissionais, porém situadas historicamente no próprio desenvolvimento do ensino de Ciências e Biologia passamos a contextualiza-las e problematiza-las. (...) A leitura dos textos acima apresentados promove um potente conjunto de reflexões sobre o atual momento histórico do ensino de Ciências e Biologia que está relacionado a objetivos que buscam a efetiva apropriação de conhecimentos científicos e biológicos transcendendo uma perspectiva formativa restrita e individualista. Portanto, as diferenças nos ensinos e nas biologias que estão presentes ao longo do livro sinalizam caminhos possíveis e passíveis de serem trilhados em nossas práticas docentes para além das generalizações e prescrições frequentemente propostas em manuais sobre metodologias de ensino.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Guilherme Trópia - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Faculdade de Educação. E-mail: guilhermetropia@gmail.com

Mariana Brasil Ramos - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Centro de Ciências da Educação. E-mail: marianabrasilramos@gmail.com

Mário Cézar Amorim de Oliveira - Universidade Estadual do Ceará (UECE). Faculdade de Educação de Itapipoca. E-mail: mario.amorim@uece.br

SOBRE OS AUTORES:

Aline Gevaerd Krelling - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e pesquisadora do grupo Tecendo - Educação Ambiental e Estudos Culturais. E-mail: aline.krelling@gmail.com

Cristhiane Carneiro Cunha Flôr - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Faculdade de Educação. E-mail: cristhianeflor@yahoo.com.br

Izabel Christina Torres Cavalcanti de Albuquerque - Professora de Ciências da Prefeitura Municipal de São José-SC. Bolsista do OBEDUFSC / Ciências. E-mail: bouree_bel@hotmail.com

Leandro Belinaso Guimarães - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e pesquisador do grupo Tecendo - Educação Ambiental e Estudos Culturais. E-mail: lebelinaso@gmail.com e www.facebook.com/tecendo

Marcella Martins Olinto - Licenciada em Ciências Biológicas UFSC.

Marinilde Tadeu Karat - Professora do Instituto Estadual de Educação - SC. Mestre em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). E-mail: mtkarat@hotmail.com

Raylson Francisco Nunes de Sousa - Licenciando em Ciências Biológicas (FACEDI/UECE). E-mail: raylson.sousa@aluno.uece.br

Reginaldo Fernando Carneiro - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Faculdade de Educação. E-mail: reginaldo.carneiro@ufjf.edu.br

Renata Turbay Freiria - Secretaria de Educação do Distrito Federal - DF, licenciada em Ciências Biológicas UFSC. E-mail: turbayr@gmail.com

Rodrigo Percevalli Pires da Silva - Professor da Rede Estadual de Educação do Ceará. E-mail: rodrigo@percevalli.com.br

Sílvia Nogueira Chaves - Universidade Federal de Pará (UFPA). Instituto de Educação Matemática e Científica.  E-mail: schaves@ufpa.br

Thiago Ranniery Moreira de Oliveira - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Faculdade de Educação. E-mail: t.ranniery@gmail.com

 
 
Por: R$ 32,90
ISBN: 978-85-7591-396-3
Páginas: 176
Formato: 14 x 21
Altura: 21
Largura: 14
Comprimento: 1
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Portugues
Ano: 2018
 
 
Forma de Pagamento :