Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Formacao de Professores na Educacao Basica - Trabalhando as Linguagens Verbais e Corporais

(Organização: Juliana Bertucci Barbosa e Regina Simões)

DE R$ 106,00  

• Juliana Bertucci Barbosa
• Regina Simoes

 

Esta obra é resultado de discussões que surgiram, principalmente, durante o desenvolvimento dos Seminários e do Curso de Aperfeiçoamento do projeto “Educação Integral: Expressões verbais e corporais” financiado pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM-Uberaba), realizado em Uberaba, em 2014 e 2015, que envolveram professores da UFTM e convidados de outras instituições de ensino. Esse projeto está ligado ao Programa “Mais Educação” (MEC), que visa capacitar professores para atuarem principalmente na Educação Integral.

O livro tem como objetivo principal contribuir para a melhoria da formação de docentes e alunos da escola básica. Os autores participantes desta obra têm como princípio investir em ações que promovam a formação continuada de professores e o desenvolvimento de práticas significativas na área das linguagens.

SOBRE AS ORGANIZADORAS:

Juliana Bertucci Barbosa - Graduada em Letras (Bacharelado Licenciatura Português - Alemão), mestrado e doutorado, ambos fomentados pelo CNPq, em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Araraquara. Realizou, em Portugal, na Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras (FLUL) e Centro de Linguística (CLUL), estágio de Doutorado PDEE - “Doutorado Sanduíche” - fomentado pela Capes. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística e estudos descritivos no nível Sintático-Semântico. Também atua na constituição de banco de dados (montagem de corpora) e pesquisas variacionistas no Português Mineiro da cidade de Uberaba. Atualmente é professora do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM/Uberaba) e líder do grupo de pesquisa Gevar (Grupo de Estudos Variacionistas) e professora do Profletras. Suas pesquisas atuais estão concentradas na área de Sociolinguística com interface ao ensino de Língua Portuguesa. E-mail: juliana@ielachs.uftm.edu.br

Regina Simões - Graduada em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, especialista em Motricidade Humana pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Mestre em Educação - Filosofia da Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP, Doutora em Educação Física - Educação Motora pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Metodista de Piracicaba. Foi professora na Universidade Metodista de Piracicaba, por 28 anos atuando no curso de Educação Física em nível de graduação, pós graduação (Mestrado) e na área administrativa coordenando o curso e dirigindo a Faculdade de Educação Física. Foi docente na graduação em Educação Física e na pós-graduação - mestrado e doutorado em Educação da Universidade Federal do Pará - Belém. Atualmente está vinculada a Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba no curso de graduação e Mestrado em Educação Física e em Educação. E líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - Nucorpo/UFTM.
E-mail: reginasimoes58@gmail.com


SOBRE OS AUTORES:

Acir Mário Karwoski - Licenciado em Letras, Português e Inglês pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória - PR (Unespar). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (Unitau) e Doutor em Letras - Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Cursou especializações lato sensu em literaturas de língua portuguesa na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro); língua e literatura portuguesa na Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, PR (Unespar) e Master Business Administration MBA em Gestão Universitária no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal/Semesmp). Atua nas áreas de letras e educação numa visão interdisciplinar de assuntos como letramentos sociais e gêneros textuais digitais; história regional da leitura e da escrita; escrita na educação superior. Pesquisador do Labelfe - Laboratório de Ensino de Leitura, Fala e Escrita (UFTM). E-mail: acirmario@gmail.com

Aline Dessupoio Chaves - Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG, especialista em Atividades Aquáticas pela Universidade Gama Filho/RJ, Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco/RJ, Doutora em Educação Física - Pedagogia do Movimento Humano pela Universidade de São Paulo. Foi professora substituta na Universidade Federal de Juiz de Fora, por 4 anos atuando no curso de Educação Física em nível de graduação. Foi docente na graduação em Educação Física na Universidade Presidente Antônio Carlos/MG, por 6 anos no campus Juiz de Fora/MG e Leopoldina/MG. Atualmente está vinculada a Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba/MG no curso de graduação em Educação Física. É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - Nucorpo/UFTM e coordenadora do Projeto de Extensão Aqua. E-mail: alinedessupoio@ig.com.br

Beatriz Gaydeczka - Graduada em Pedagogia pela Universidade do Contestado (UnC), graduada em Letras - Licenciatura em Português/Inglês pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União Vitória (Unespar), mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (Unitau) e doutorado em Letras na Universidade de São Paulo (USP). Atua nos cursos de Graduação em engenharias e na Pós-Graduação Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Dedica-se a pesquisas voltadas para inovação tecnológica e mudanças educacionais; linguagem, didática e comunicação; multiletramentos: uso e desenvolvimento de tecnologias digitais de informação e comunicação na educação; discurso acadêmico: análise, produção e divulgação científica; propriedade intelectual: princípios, políticas de inovação e de transferência de tecnologia. E-mail: biagaydeczka@gmail.com

Breno Rafael Martins Parreira Rodrigues Rezende - Doutorando e Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU/ Fapemig). Graduado em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Foi professor voluntário na UFTM e docente celetista do Curso de Pedagogia da Universidade de Uberaba (Uniube). Suas pesquisas relacionam o quadro teóricometodológico da Análise do Discurso de linha francesa (doravente AD) aos processos de construção e circulação de discursos na Web.
E-mail: breno.r.rezende@hotmail.com

Bruna Faria Campos de Freitas - Graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Atualmente, é mestranda em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp, Araraquara, Capes). Foi estagiária bolsista do Pibid - Língua Portuguesa e bolsista de Iniciação Científica durante sua graduação na UFTM. Se interessa, particularmente, por estudos variacionistas à luz dos estudos fonéticos e fonológicos. Suas pesquisas relacionam a fala de moradores de Uberaba - MG com o quadro teórico-metodológico da Sociolinguística Laboviana. E-mail: brunafcf1@hotmail.com

Bruno Curcino Mota - Graduado em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal de Uberlândia, MG, mestre em Linguística pela mesma universidade e doutor em Estudos Literários pela Unesp - Campus Araraquara. Atuou como professor temporário nas Universidades Federais de Uberlândia e do Triângulo Mineiro. Participou como professor, pesquisador e orientador entre os anos de 2012 e 2014 do Programa Mais Educação, desenvolvido em convênio UFTM/ MEC. Atualmente colabora como professor e orientador do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Uberaba, Minas Gerais, Brasil. E-mail: brcurcino@uol.com.br

Carlos Francisco de Morais - Graduado em Letras pela Universidade de São Paulo (1986), mestre em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1992) e doutor em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é Pofessor Adjunto III do curso de Letras e professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, onde coordena o Grupo de Pesquisas “Literatura em diálogo”. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, Leitura e Intertextualidade e Ensino de Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura portuguesa, diálogos entre a literatura e as outras artes, formação de professores e literatura e ensino. E-mail: carlosfdemorais@gmail.com

Carolina Freire Antunes - Especialista em Linguagens da Arte pelo Centro Universitário “Maria Antônia” da Universidade de São Paulo (USP). Possui licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação da USP. Atualmente, é educadora de Educação Infantil na Creche Central e Pré-Escola da Universidade de São Paulo. E-mail: krol_freire@yahoo.com.br

Deolinda de Jesus Freire - Graduada em Letras (Bacharelado Licenciatura Português-Espanhol), mestrado e doutorado em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana pela Universidade de São Paulo.É professora de Literaturas em Língua Espanhola do Departamento de Estudos Literários da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. É professora-pesquisadora do programa de formação continuada Mais Educação/Docência em Tempo Integral. Suas pesquisas concentram-se na área de literatura hispano-americana, principalmente a época colonial, e também em literatura e ensino. E-mail: deofreire@uol.com.br

Diego Lopes de Campos - Graduado e Licenciado em História pela Universidade Estadual Paulista - Unesp, Campus Franca-SP, licenciado pela Universidade de Uberaba, Uniube. Especialista em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto-SP. Mestrando em Análise e Planejamento em Políticas Públicas em Educação, pela Universidade Estadual Paulista, Unesp, campus de Franca-SP. Professor concursado de ensino médio e técnico do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Professor Formador do módulo - O patrimônio cultural e as suas metodologias de ensino da escola de tempo integral no curso de Formação de Professores no Programa Mais Educação oferecido pela UFTM. Foi tutor do curso de aperfeiçoamento Gênero de Diversidade na Escola da Universidade Federal de São Carlos, UFscar, polo de Igarapava-SP. Tem como foco de estudo e pesquisa sobre metodologias de ensino de História, História da educação, análise e planejamento de políticas públicas, educação patrimonial, além de novas tecnológicas na educação. E-mail: diegolopescampos@gmail.com

Edson do Carmo Inforsato - Licenciado em Física pela Universidade Federal de São Carlos, Mestre em Educação - Metodologia de Ensino pela Universidade Federal de São Carlos, Doutor em Educação - Didática pela Universidade de São Paulo e pós doutor pela Universidade de Lisboa - Portugal. É professor da Universidade Estadual Paulista, na Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara, desde 1985, atuando nos cursos de Licenciatura da área de Humanas e no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - linha de formação de professores nos níveis de Mestrado e Doutorado. E líder do Grupo de Estudos e Propostas para a Formação do Educador Contemporâneo - GEPFEC - cadastrado no CNPq.
E-mail: edsontamoio@gmail.com

Elioenai Amuy da Silva - Graduando do curso de licenciatura em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro- UFTM. Em 2010, foi finalista do 7° Salão Nacional de Fotografia Pérsio Galembeck, Araras/SP. É fotógrafo da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, desde 2011. Em 2013 foi tutor do programa Renafor/UFTM e em 2014 também trabalhou como tutor no projeto Mais Educação/UFTM. Está envolvido em projetos relacionados à educação e artes. E-mail: amuyfotografia@gmail.com

Henrique Campos Freitas - Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (PPGEL/ILEEL/UFU). Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Possui graduação em Letras-Português e Inglês (Licenciatura) pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). É docente da Universidade de Uberaba (Uniube) nos cursos de Licenciatura em Letras e professor de Língua Portuguesa no Centro Estadual de Educação Continuada Profa. Maria Emília da Rocha. Seus interesses acadêmicos estão baseados nos estudos da Linguística Sistêmico-funcional e o Sistema de Avaliatividade aliada à Linguística de Corpus. Desde 1998, interessa-se, paralelamente, aos estudos sobre expressão corporal e prática de danças, especificamente ritmos brasileiros e dança de salão.
E-mail: henrique1715@gmail.com

Henrique Rodrigues Alves Branquinho Barbosa - Graduando em Ciências do Esporte pela Universidade Estadual de Campinas/SP. Foi diretor do Departamento de Negócios e atualmente vice-presidente da empresa Junior CENS “Consultoria em esporte, nutrição e saúde” da Unicamp. Tutor no Projeto do Curso de Aperfeiçoamento Docência na Escola de Tempo Integral do Programa Mais Educação em 2014. Estagiário do programa “super ferias” do Sesi/Limeira. Participou voluntariamente do Projeto Esporte Cidadão educando através do esporte. E-mail: henriquerabb@gmail.com

Iara Aparecida Garcia - Licenciada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM. Faz parte dos grupos de pesquisa Gevar (Grupo de Estudos Variacionistas) e Gedeles (Grupo de Estudos do Discurso e Ensino da Leitura e Escrita no Ensino Superior) ambos cadastrados na plataforma do CNPq e reconhecidos pela instituição. Atuou como monitora e tutora, de 2013 a 2015, Projeto Mais Educação. Trabalha em projetos de pesquisa (iniciação científica) e extensão ligados a estudos e montagem de banco de dados de documentos antigos, entre eles, no “Projeto Hemeroteca”, realizado no Arquivo Público da cidade de Uberaba, fomentado pela Fapemig, desde 2014. Participa do subprojeto de Língua Portuguesa do Pibid/Capes desde 2014, atuando na escola parceira Escola Estadual Bernardo Vasconcelos. E-mail: iarauftm@gmail.com

Jauranice Rodrigues Cavalcanti - Mestrado em Letras na USP, doutorado e pós-doutorado em Linguística no IEL-Unicamp È professora do Curso de Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Suas pesquisas concentram-se nas áreas de Ensino de Língua Materna e Análise do Discurso de linha francesa. E-mail: jrodriguescavalcanti@terra.com.br

Jean Carlo Ribeiro - Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás - Escola Superior de Educação Física de Goiás (UEG/Esefego). Especialista em Treinamento Esportivo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Mestre em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP (Unimep). Foi docente e gestor acadêmico do Centro Universitário UnirG em Gurupi/TO, atuando por 14 anos como professor no curso de Educação Física em nível de graduação. Durante este período, foi também coordenador do curso por dois mandatos e pró-reitor de graduação e extensão no biênio 2013/14. Atualmente está vinculado à Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Miracema, no curso de licenciatura em Educação Física. É líder do Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte e Desenvolvimento Motor - Gepedem. E-mail:  jcarloribeiro@gmail.com

Jéferson Muniz Alves Gracioli - Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Campus Uberaba. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Capes. Monitor Bolsista Concursado na disciplina de Estudo e Desenvolvimento de Projetos I no período da Graduação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Professor Formador do módulo, Pedagogia dos multiletramentos e as tecnologias digitais de informação e comunicação na educação integral no curso de Formação de Professores no Programa Mais Educação oferecido pela UFTM. Tem como foco de estudo e pesquisa a pedagogia dos multiletramentos e as Tecnologias de Informação e Comunicação. Atualmente é aluno regular do Programa de Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. E-mail: je_gracioli@hotmail.com

João Wanderley Geraldi - Professor titular aposentado do Departamento de Linguística da Universidade Estadual de Campinas, instituição em que fez sua carreira acadêmica: mestrado (1978), doutorado (1990), livre-docência (1995), titularidade (2003). Dedicou-se aos estudos da linguagem, nas áreas dos estudos bakhtinianos e da linguística aplicada ao ensino de língua portuguesa. Autor de centenas de textos, publicados em revistas, em capítulos de livros e em anais de eventos, alguns de seus livros têm grande circulação entre professores e pesquisadores: O Texto na Sala de Aula (Ática), Portos de Passagem (Martins Fontes), Linguagem e Ensino (Mercado de Letras), Transgressões Convergentes (Mercado de Letras, em co-autoria), A Aula como Acontecimento e Ancoragens - Estudos Bakhtinianos (Pedro & João Editores). É membro de Conselhos Editoriais de inúmeras revistas do Brasil e do exterior, participando também de Conselhos de editoras da área. Foi Diretor do Museu Antropológico “Diretor Pestana”, do Instituto de Estudos da Linguagem e Pró-Reitor da Universidade Estadual de Campinas. E-mail: jwgeraldi@yahoo.com.br

Jossiane Cristina de Jesus - Graduada do Curso de Licenciatura em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Foi bolsista concursada do Programa de Iniciação a Docência (Pibic/Fapemig), nos anos de 2013-2014. Participou também, como estagiária bolsista, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid/Capes) atuando nos projetos de Português e Espanhol. Faz parte do Grupo de Estudos do Discurso e Ensino da Leitura e Escrita no Ensino Superior (Gedeles) cadastrado na plataforma do CNPq e reconhecidos pela instituição. Atuou como monitora, em 2014 e 2015, do Projeto Mais Educação. E-mail: jossiane.cristinna@hotmail.com

Luciana Cristina da Silva - Doutora em Estudos Linguísticos (2013); área de concentração: Estudos em Linguística e Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Uberlândia, UFU. Mestre em Linguística (2008); área de concentração: Estudos em Linguística e Linguística Aplicada pela UFU. Graduada em Letras com habilitação em Espanhol e Português (1997) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho (Unesp/Ibilce. Pós-graduada (Lato Sensu, 2002) em Estudos Avançados em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Ibilce). Atualmente, é professora de Língua Espanhola da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Atuou como docente de Língua Espanhola e Literatura Hispano-America e Espanhola no Curso de Licenciatura em Letras da Faculdade Ernesto Riscali (FAER). Atuou como professora, tradutora e consultora, na área de língua espanhola, no Centro de Consultoria Linguística (CCLi). Autora de seis livros didáticos de Espanhol. Apresenta experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas (Espanhol).

Luiza Lana Gonçalves - Graduada em Educação Física pela Universidade Vale do Rio Doce, especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho, Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro e Doutoranda em Educação Física na Universidade de São Paulo. É docente no curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Esporte/UFMS, no qual desenvolve estudo sobre a corporeidade e educação integral, e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - Nucorpo/UFTM.
E-mail: luizalana@hotmail.com

Maira dos Santos Mussato - Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Graduada em Letras Português- Inglês pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, especialista em Cultura e Literatura pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Atua como professora de Língua Inglesa, Literatura, Redação e Língua Portuguesa em escolas do Ensino Básico há quatro anos, tendo atuado em franquias da cidade de Monte Alto como Anglo, COC, Centro Educacional de Esnino SESI, CCAA, ETEC - Alcides Cestari, atuando no momento na Escola Dominicana Colégio Nossa Senhora das Dores na Cidade de Uberaba.
E-mail: maira.smussato@gmail.com

Maíra Sueco Maegava Córdula - Graduada em Letras Português-Inglês pela Universidade de Franca, Unifran (1999), mestrado em Linguística pela Universidade de Franca, Unifran (2008) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista, Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara, Unesp, FCLAR (2012). Atualmente é Professor Adjunto de Língua inglesa e Práticas de ensino de língua inglesa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM/Uberaba/MG). Também é coordenadora IsF Inglês do Programa Idiomas Sem Fronteiras na mesma universidade. Tem experiência na área de Linguística e Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: prosódia, entoação, fonética, fonologia, línguas inglesa e portuguesa. E-mail: mcordula@gmail.com

Marcelo Alexandre Teodoro - Mestrando em Educação na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM. Licenciado em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM. Faz parte dos grupos de pesquisa Gevar (Grupo de Estudos Variacionistas) e Gedeles (Grupo de Estudos do Discurso e Ensino da Leitura e Escrita no Ensino Superior) ambos cadastrados na plataforma do CNPq e reconhecidos pela instituição. Atuou como monitor e tutor, de 2013 a 2015, no Projeto Mais Educação. Participou do subprojeto de Língua Portuguesa do Pibid/UFTM/Capes de 2012 a 2015. E-mail: marceloamil_8@hotmail.com

Marcus Vinícius Simões de Campos - Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM. Graduado em Ciências do Esporte pela Universidade Estadual de Campinas -Unicamp, Campus Limeira. Bolsista de Iniciação Cientifica do CNPq. Foi estagiário no Sesc-Piracicaba/SP e foi assessor de recursos humanos da empresa júnior Integra Consultoria em Engenharia e Gestão e vice-presidente e diretor do Departamento de Recursos Humanos da CENS - Empresa Júnior, ambas da Unicamp. Foi membro titular discente da Congregação da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp, Campus Limeira, coordenador de saúde do Diretório Acadêmico da mesma instituição e atuou como tutor no Projeto do Curso de Aperfeiçoamento Docencia na Escola de Tempo Integral do Programa Mais Educação. Atuou como professor voluntario no curso de Educação Física da UFTM. Tem como foco de estudo e pesquisa a pedagogia do jogo, do esporte e a corporeidade; bem como a filosofia da educação e formação profissional. Atualmente é aluno regular do Programa de Doutorado em Educação Física na Unicamp.
E-mail: camposmvs@gmail.com

Maria Eunice Barbosa Vidal - Possui mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp, campus de Araraquara (2011). Atuou como docente e coordenadora do curso de Letras da FFCL/FE, Ituverava-SP. Também foi docente do curso de Direito da Faculdade Dr. Francisco Maeda, Fafram/FE- Ituverava-SP. Lecionou em cursos de Pós-Graduação em Direito da Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP/ Ribeirão Preto. Atualmente, é professora adjunta do Cursos de Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM e uma das coordenadoras do Subprojeto de Língua Portuguesa do Pibid/UFTM. Também é docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras da UFTM. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Morfologia da Língua Portuguesa e Ensino de leitura / escrita. E-mail: mariaeunice_vidal@yahoo.com.br

Marinalva Vieira Barbosa - Graduada em Letras pela Universidade Federal de Rondônia, Mestre (2004) e Doutora (2008) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - este com Estágio no Laboratório ICAR (Interactions, Corpus, Apprentissages, Représentations), ligado à Université Lyon 2 e a Ecole Normale Superieure de Sciences Humaines et Lettres de Lyon - L’ENS LSH. Pós-doutorado pela Faculdade de Educação da Unicamp. Atualmente é professora adjunta IV do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. É organizadora de livros sobre leitura, escrita e ensino de língua portuguesa e autora do livro O discurso emotivo nas interações em sala de aula. É docente do Programa de Mestrado em Educação e do Profletras da UFTM. E-mail: marinalvav@gmail.com

Núbia Nogueira Cassiano - Graduada em Educação Física pela Universidade de Uberaba - UNIUBE, especialista em Docência na Educação Superior também pela UFTM, especialista em Educação Integral e Integrada pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Mestre em Educação Física pela Universidade do Triângulo Mineiro - UFTM. Foi Coordenadora de Núcleo no Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte e professora no Programa de Educação em Tempo Integral - Proeti em Uberaba/MG. Ministrou os módulos - Cultura Popular e Expressões Corporais e Cultura Popular e Folclore no curso de formação de professores atuantes no Programa Mais Educação oferecido pela UFTM. É presidente do Centro Cultural de Capoeira Águia Branca, militante e atuante na área da Cultura Popular. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento – Nucorpo/UFTM. E-mail: nubnog@hotmail.com

Patrícia Soares Batista Teixeira - Mestranda em Educação na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM. Graduada no Curso de Licenciatura em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM. Foi bolsista do Programa Interinstitucional de Iniciação a docência/Pibid. Atuou como tutora no Projeto Mais Educação no ano de 2014. Integrante do grupo de Pesquisa sobre Leitura e Escrita Gedeles cadastrado no CNPQ. É bolsista da Capes. E-mail: paty.erivi@hotmail.com

Pedro Paulo Araujo Maneschy - Graduado em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará/PA, especialista em Educação e Problemas Regionais pela Universidade Federal do Pará/PA, Mestre em Educação - Educação Motora pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP, Doutor em Educação Física - Pedagogia do Movimento pela Universidade Estadual de Campinas. Foi professor da Universidade do Estado do Pará/PA nos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Foi docente na graduação e coordenador do Curso de Educação Física da Universidade Metodista de São Paulo/SP. Atualmente é avaliador de curso de Educação Física do INEP/MEC. É professor da Universidade Federal do Pará/PA, há 27 anos, atuando nos cursos de Pedagogia e Educação Física, especialmente na formação de professores e no Parfor, e está cedido à Universidade Federal do ABC/SP para prestar colaboração técnico-científica na área de Esporte e Lazer. E-mail: ppmaneschy@gmail.com

Simone Maria Castellano - Graduada em Educação Física pela Universidade de Uberaba, especialista em Educação Inclusiva pela Universidade Castelo Branco, Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Foi professora de educação física escolar e treinamento esportivo por dez anos e atualmente é professora formadora na Casa do Educador/Secretaria Municipal de Educação de Uberaba. Na Unimed Uberaba atua como professora de educação física no Núcleo de Medicina Preventiva, com Grupos Especiais e na organização de eventos de promoção à saúde.  Ministrou os módulos - Jogos e Expressões Corporais (2013) e Jogos e Recreação na Educação Integral (2014) no curso de aperfeiçoamento: Docência em Tempo Integral/UFTM/Mais Educação. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - Nucorpo/UFTM. E-mail: simonemcastellano@gmail.com

Talita de Cássia Marine - É professora e pesquisadora de Linguística e Língua Portuguesa do ILEEL (Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia - UFU). Possui graduação em Letras (Licenciatura e Bacharelado) com habilitação em Português e Alemão pela Unesp/Araraquara. Desenvolveu pesquisa de Iniciação Científica fomentada pela Capes, como bolsista PET. Realizou Mestrado - fomentado pela Capes - e Doutorado - fomentado pelo CNPq - em Linguística e Língua Portuguesa na Unesp/Araraquara com estágio PDEE financiado pela Capes (“Doutorado-sanduíche”) na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e no Centro de Linguística da mesma universidade (CLUL). Suas pesquisas atuais estão concentradas na área de Sociolinguística com interface ao ensino de Língua Portuguesa. E-mail: talita.marine@gmail.com

Wagner Wey Moreira - Graduado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP e Pedagogia com Habilitação em Administração e Orientação Educacional pela Faculdade de Educação Osório Campos-RJ e Habilitação em Supervisão Escolar pela Faculdade de Educação Dom Bosco. Mestre Educação (Filosofia) pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP, doutor em Educação (Psicologia Educacional) pela Universidade Estadual de Campinas/SP e Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas. Foi um dos criadores da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, exercendo aí as funções de Coordenador de Graduação e Diretor Adjunto, bem como professor dos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado dessa Faculdade. Foi professor Titular III da Universidade Metodista de Piracicaba, Unimep ministrando aulas na graduação e no mestrado em Educação Física e em Educação. É lider do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento, Nucorpo/CNPq. Atualmente é professor do Curso de Graduação e de Mestrado em Educação Física e em Educação da Universidade Federal do Triangulo Mineiro - UFTM e Bolsista de Produtividade em Pesquisa na área da Educação. E-mail: weymoreira@uol.com.br

 
 
Por: R$ 74,20
ISBN: 978-85-7591-477-9
Páginas: 352
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 2 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Portugues
Ano: 2018
 
 
Formas de Pagamento