Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Estudos em Currículo e Ensino - Concepções e Práticas

(Organização: Luiz Botelho Albuquerque e Silvia Elizabeth Moraes)

DE R$ 113,00

• Luiz Botelho Albuquerque
• Silvia Elizabeth Moraes

 

O livro apresenta produções e pesquisas nas áreas de Educação, Currículo e Ensino, revelando à comunidade acadêmica trabalhos de docentes e estudantes de várias instituições que nos honraram com sua parceria. Os estudos gravitam em torno de duas categorias principais, Currículo e Ensino. A elas se relacionam várias outras categorias que formam uma constelação de tópicos enriquecida a cada ano por novos projetos de pesquisa retratando sua abrangência: políticas curriculares, relação entre ensino e pesquisa, integração das tecnologias ao currículo, programa de inclusão da informática à Educação, interdisciplinaridade, ensino de música, ensino de ciências e ensino de matemática, democracia e capitalismo na educação superior, estágio, planejamento, formação de professores. Tal variedade de assuntos evidencia intenso movimento entre núcleos disciplinares e campos interdisciplinares, a coerência sendo provida pelo currículo e pelo ensino que por sua vez estão estreitamente relacionados entre si.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Luiz Botelho Albuquerque - Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Ceará, Graduado em Música (Composição e Regência) pela Universidade de Brasília, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutor em Sociologia da Educação (University of Iowa). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Música, Educação Artística, Currículo cultural, e Educação Ambiental. luizbotelho@uol.com.br

Silvia Elizabeth Moraes - Professora da Faced/UFC, atuando na graduação (Didática)  e pós-graduação (Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino). Graduada em Letras Anglo-Germânicas (UFC); Mestrado em Speech Communication, (University of Illinois, USA); Doutora em Educação (Currículo) pela Unicamp; Pós-doutorado (USP). Atual projeto de pesquisa, Cidadania global como tema inter/transdisciplinar no currículo das licenciaturas, Instituto de Educação, Universidade de Londres (Estágio Sênior - Capes - 2013/2014). silviamoraes@ufc.br

SOBRE OS AUTORES:

Alcides Fernando Gussi - Graduado em História, Mestre em Antropologia Social e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicmp). É coordenador do Programa Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP) e membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Faculdade de Educação (Faced), ambos da UFC. Atua, particularmente, nas áreas de Antropologia Urbana, Etnografias do Capitalismo Contemporâneo, Sócio-Antropologia do Trabalho, Antropologia e Educação, Tecnologias Digitais na Educação e Políticas Públicas, com os temas: identidades sociais, memória, trabalho, abordagem biográfica, programas de microcrédito, avaliação de políticas públicas de caráter social, metodologias qualitativas de avaliação, e inclusão sócio-digital e educação. agussi@uol.com.br

Alice Casimiro Lopes - Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ (www.proped.pro.br), pesquisadora do CNPq, Cientista do Nosso Estado Faperj e coordenadora do grupo de pesquisa Políticas de Currículo e Cultura (www.curriculo-uerj.pro.br). alice@proped.pro.br alicecasimirolopes@gmail.com

Ana Maria Iorio Dias - Professora Associada 4 da UFC, com Mestrado e Doutorado em Educação (UFC) e Pós-Doutorado em Educação (UnB - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Docência Universitária e Inovações Pedagógicas). Foi conselheira do Conselho Estadual de Educação do Ceará, na Câmara de Educação Básica. Foi assessora (coordenação geral) da Secretaria Municipal de Educação (SME), na elaboração de Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Fortaleza, de setembro/2009 a dezembro/2011. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo; formação docente; ensino e aprendizagem; oralidade, leitura e escrita. anaiorio@ufc.br

Ariany Lima Vieira - Aluna do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Ceará e bolsista em Iniciação Científica. Desenvolve pesquisas em: interdisciplinaridade e integração de  ambientes virtuais de aprendizagem na formação de professores. arianylv@gmail.com

Bernadete de Souza Porto - Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1989), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi professora adjunta da Universidade Federal da Bahia (2001 a 2004) onde coordenou o grupo de pesquisa em Educação e Ludicidade, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. Atualmente é Professora Adjunta II da UFC, Departamento de Teoria e Prática do Ensino, onde leciona as disciplinas Didática e Docência no Ensino Fundamental. bernadete.porto@gmail.com

Carmensita Matos Passos - Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (1984), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2007). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, docência, ensino superior, projeto pedagógico e Didática. É coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal do Ceará. carmensita@ufc.br

Carolina Vieira Silva - Professora Assistente do Curso de Licenciatura em Teatro do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará. Coordenadora de Área do Pibid/Teatro/UFC. Membro da Câmara de Ensino do Instituto de Cultura e Arte. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (UFC). Mestre em Artes Cênicas e Diretora Teatral pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. carolvieira@ufc.br

Claudia Christina Bravo e Sá Carneiro - Mestre em Química Inorgânica (UFC); Doutora em Educação Brasileira (UFC); Pós-Doutorado em Educação(UnB); Professora. do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC - Linha de Pesquisa Educação Currículo e Ensino - Eixo Ensino de Ciências. Áreas de atuação: Ensino de Ciências, Currículo e Formação Docente. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências (Gepenci) - CNPq; Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação Superior - CNPq; Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Avaliação Curricular - CNPq. ccbcarneiro@hotmail.com

Cyntia Tavares Marques de Queiroz - Professora Assistente e Coordenadora do curso de Design-Moda, do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC, linha Educação, Currículo e Ensino, desde 2010. Mestre em Design e Marketing pela Universidade do Minho (2004), Bacharel em Publicidade e Propaganda (Unifor) e Estilismo e Moda (UFC). cyntiatavares@yahoo.com.br

Eduardo S. Junqueira - Professor da UFC atuando no Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais. no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira e nos cursos de licenciatura na modalidade a distância. É coordenador do grupo de pesquisas Linguagens e Educação em Rede (LER), tendo publicado os resultados de suas pesquisas no Brasil e no exterior, e integra a equipe do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (UFC). eduardoj@virtual.ufc.br

Enrique Sánchez Albarracín - Doutor em Estudos Ibéricos e Latino-americanos, Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3. Professor-pesquisador no Institut National des Sciences Appliquées, Lyon. Diretor do programa internacional de formação de engenheiros Amerinsa, 2000-2009, responsável até 2012 pela cooperação com a América Latina. Membro fundador e vice-presidente da associação M2REAL (Matemáticas do Mundo Real). Membro Associado do laboratório pluridisciplinar Environnement, Ville et Société onde trabalha no grupo Ingénieries, Techniques, Urbanisations, Sociétés do INSA de Lyon. Presidente do Conselho Científico de Uplegess (União dos professores de língua das Grandes Escolas Francesas). Pesquisa: Línguas e civilizações ibéricas e latino-americanas, transferências, culturas e imaginárias, ciências, técnicas e humanidades, problemáticas urbanas sociais e ambientais, inovação educativa e gestão do conhecimento. enrique.sanchez-albarracin@insa-lyon.fr

Francisco Marcôncio Targino de Moura - Professor de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza e do Colégio Santa Cecília; Doutorando em Educação (UFC), Mestre em Educação (UECE). Email: marconcio@gmail.com  

Francisco Mirtiel Frankson M. Castro - Professor da Rede Pública Municipal de Itapipoca (Ceará), Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, doutorando em Educação pela Uece, Especialista em Gestão, Planejamento e Avaliação Escolar pelo Instituto de Teologia Aplicada, Pedagogo pela Universidade Estadual do Ceará (Uece Bolsista Capes, membro do Grupo de Estudos Formação, Trabalho e Profissionalização Docentes na Contemporaneidade da Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi). mirtiel_frankson@yahoo.com.br

Fredric Michael Litto - Bacharel (University of California, Los Angeles (UCLA), Ph.D. (Indiana University, Estados Unidos),  Livre Docente pela USP. Professor Titular Aposentado da Escola de Comunicação e Artes, USP. Coordenador-fundador da Escola do Futuro da USP, Presidente-fundador da Abed - Associação Brasileira de Educação a Distância. Prêmios Jabuti em 2009 e 2011: em reconhecimento à organização, com Marcos Formiga, dos livros Educação a Distância - o Estado da Arte e Educação a Distância - o Estado da Arte 2. Em 2009 foi designado “Educador Internacional do Ano”: Associação Americana de Comunicações e Tecnologias Educacionais. Mantém um blog sobre tecnologia e aprendizagem (Jornal Estado de São Paulo): http://blogs.estadao.com.br/rolando-na-rede/. frmlitto@terra.com.br

Gabriel Petter da Penha - Atua na área de Geografia humana e cultural, no campo do cinema e do audiovisual, além de empreender estudos em Educação e Estética Musical, com ênfase no uso de recursos audiovisuais para o ensino de música e na temática da paisagem sonora gabriel.petter@gmail.com

Gabriela Lopes de Sousa - Aluna do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Ceará e bolsista em Iniciação Científica. Desenvolve pesquisas em: interdisciplinaridade e integração de  ambientes virtuais de aprendizagem na formação de professores. gabi.lopes@ymail.com

Gustavo Krysnamurthy L. Brandão - Professor da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, Presidente do Conselho Escolar da Emeif Professor Martinz de Aguiar; supervisor da área de Educação Ambiental do Pibid/UFC, licenciado em Biologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). gklb_02@hotmail.com

Ingrid Louback de Castro Moura - graduada em Pedagogia (UFC), Mestre em Educação (UFC) e doutoranda em Educação (UFC). Seu projeto de pesquisa versa sobre a Didática como campo investigativo. ingrid.louback@gmail.com

Jacques Therrien - Graduação em Pedagogia (1972), mestrado em Filosofia – Université de Montréal (1964), e doutorado em Educação – Cornell University, USA (1979). Tem pós-doutorado na Université Laval, Canada (1992) e na Universitat de Valencia, Espanha (2007). Pesquisador Sênior do CNPq e Líder do Grupo de Pesquisa Saber e Prática Social do Educador. Professor titular aposentado da Universidade Federal do Ceará (UFC) onde foi Diretor da Faculdade de Educação e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação. Atualmente é professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Sua experiência na área de educação predomina no campo do Saber Docente, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia, formação docente, trabalho docente, epistemologia da prática docente, aprendizagem, educação no campo e política educacional. jacques@ufc.br

José Armando Valente - Livre Docente (Unicamp), Mestre e Doutor pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Professor do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação, Instituto de Artes, e Pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) da Unicamp. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP. Coordenador do Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE) da Unicamp. jvalente@unicamp.br

Júlio Wilson Ribeiro - Doutor em Ciências pelo Instituto Tecnológico-Aeroespacial (ITA). Engenheiro Mecânico-Aeronáutico (ITA). Pós-Doutorado em Educação: Currículo (PUC-SP). Professor Associado II do Departamento de Computação (UFC). Professor de Programas de Pós-Graduação em Educação e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (UFC). Pesquisa: aprendizagem significativa e telecolaborativa; mapeamento cognitivo; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC); integração dos laboratórios de informática educativa e de práticas de experimentação científica; formação de professores. juliow@uol.com.br

Luciana de Lima - Professora do Instituto UFC Virtual da UFC, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC, linha Educação, Currículo e Ensino, eixo Ensino de Ciências, desde 2010. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará  (2008). Especialista em Tecnologia, com ênfase em Telemática, pelo Centro Federal Tecnológico do Ceará (2006). Licenciada em Matemática (UFC). luciana@virtual.ufc.br

Ludmila de Almeida Freire - Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC, na área de Currículo, concentrando sua investigação nas categorias universidade; ciência; saberes; epistemologia. ludmilafreire@yahoo.com.br

Luis Távora Ribeiro - Professor da Faculdade de Educação da UFC. Diretor da Faced - UFC entre 2005 e 2011. Graduado em Ciências Sociais, Mestre em Educação e Doutor em Sociologia(UFC). Professor permanente das Linhas de pesquisa Educação, Currículo, Ensino, LECE, e de História e Memória da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC. Colaborador do Mestrado InterCampi da UECE. Ex-presidente do Fórum de Diretores de Centros e Faculdades das Universidades Públicas Brasileiras, FORUMDIR. Avaliador de cursos pelo INEP. luistavora@uol.com.br

Maria Elba Soares - Supervisora Pedagógica do Colégio Santa Cecília. Graduada em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Supervisão Escolar, Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). elbasoares@yahoo.com.br

Maria Gerlaine Belchior do Amaral - Professora da Universidade Federal de Campina Grande. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1995). Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2003). Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC. Atua principalmente nas seguintes áreas: Práticas pedagógicas, Formação Continuada, Currículo, Didática, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. gerlaine.ufcg@yahoo.com.br

Maria Raquel de Carvalho Azevedo - Professora da Universidade Estadual do Ceará (Faced/UECE), Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (1996) e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2000). Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Metodologia da pesquisa em educação, tem investigado os seguintes temas: formação de professores e pesquisa, docência universitária. raquelazevedo2006@yahoo.com.br

Mário Jorge Nunes Costa - Licenciado em Física pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Didática pelo Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Desenvolve pesquisas sobre aprendizagem significativa, uso pedagógico do laboratório de experimentação científica e introdução de tecnologias digitais da informação e comunicação na aprendizagem de Física. Professor de Física do Ensino Médio da rede pública estadual cearense. costajorgem@yahoo.com.br

Nara Poliana de Souza Bandeira de Melo - possui graduação em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2008), especialização em Gestão Pública pela Universidade Gama Filho (2009) e é mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará (2011). Atualmente, é Assistente em Administração da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação de Políticas Públicas, Democratização, Políticas Educacionais. Membro do Núcleo de Pesquisa do Mestrado de Avaliação de Políticas Públicas da UFC. narapopis@hotmail.com

Pedro Rogério - Professor da Universidade Federal do Ceará( UFC). Doutor em Educação(UFC). Mestre em Educação (UFC). Graduado em Música (UECE). Atua nas áreas de Educação, com ênfase em Currículo, Educação Musical, Formação de Professores e EAD. Coordenador da Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino do Programa de Pós Graduação em Educação da UFC; Coordenador. do Grupo de Pesquisa e Estudos da Música Cearense e do Laboratório de Epistemologia da Música da UFC. Vice-coordenador do Curso de Música da UFC. Representante da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM. pedromusica@yahoo.com.br

Raphael Alves Feitosa - Professor do Instituto Federal de Educação (IFCE - Campus Crateús), Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará-UFC, Mestre em Educação Brasileira pela UFC, Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Ciências Biológicas pela UFC. Tem experiência como professor na área de Educação (Ensino Superior e Educação Básica). Pesquisa principalmente os seguintes temas: Formação de Professores, Ensino Superior, Currículo, Ensino de Ciências e Educação Ambiental. raphael.biologia@gmail.com

Raquel Crosara Maia Leite - Professora da UFC, coordenadora do Laboratório de Ensino de Biologia; coordenadora da área de Biologia do PIBID/UFC, uma das líderes do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências, licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). raquelcrosara@yahoo.com.br

Renata Rovaris Diorio - Professora de Língua Inglesa do Colégio Militar de Fortaleza. graduada em Letras pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, UFMS e graduada em Direito, pela Faculdade Católica do Mato Grosso, FUCMT. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará, UFC e Doutoranda em Educação pela mesma instituição de ensino. renatarovari@gmail.com

Rosanne Evangelista Dias - Doutora em Educação pelo Proped, UERJ. Professora do Colégio de Aplicação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ, na linha de pesquisa Currículo e Linguagem. Suas investigações estão voltadas para o campo do currículo e da formação de professores. Coordena o projeto de pesquisa: “Processos de Articulação e Produção de Sentidos nas Políticas Curriculares de Formação de Professores”, financiado pelo CNPq e pela Faperj. Atua como pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Políticas de currículo e cultura”, coordenado pela Dra. Alice Casimiro Lopes (Proped/UERJ). rosanne@ufrj.br

Roselene Ferreira Sousa - Professora de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Quixadá-CE, Mestre em Educação Brasileira (UFC), Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências. rosequix@hotmail.com

Ubaldo Tonar Teixeira Góes - Professor de Ciências e Matemática das redes públicas municipal de Fortaleza e estadual cearense. Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).  Engenheiro Civil (UFC). Especialista em Metodologia do Ensino pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UFC. Desenvolve pesquisa em  mapeamento cognitivo; aprendizagem telecolaborativa; formação  de professores de ciências e matemática. ubaldo_tonar3@yahoo.com.br

William Pinar - Professor de teoria de currículo na University of British Columbia (Vancouver, Canada), onde ocupa a Canada Research Chair. Autor de The Character of Curriculum Studies (Palgrave 2011) e Curriculum Studies in the United States: Present Circumstances, Intellectual Histories (Palgrave 2012). william.pinar@ubc.ca

 
 
Por: R$ 79,10
ISBN: 978-85-7591-336-9
Páginas: 424
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 2 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2014
 
 
Formas de Pagamento