Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Editora Como Comprar Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Faces da Lingüística Aplicada
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção TerramaR
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Dimensões da Sexualidade
Discurso e Ensino
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Literatura
Memória e História da Educação
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Teoria Literária
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Literatura e Ensino Médio - Acervos, Gêneros, Práticas
(Organização: Aparecida Paiva, Hércules Tolêdo Corrêa e Renata Junqueira de Souza)
• Aparecida Paiva
• Hércules Tolêdo Corrêa
• Renata Junqueira de Souza
A classificação em gêneros, e a apreciação deles, portanto, conta com o conjunto das experiências e expectativas do leitor. Alguns ele conhece mais. Outros, menos. Certos gêneros são mais apropriados a determinadas etapas de seu desenvolvimento. Outros, menos. Por ser assim, estimular a consideração dos gêneros literários promove a reflexão sobre a literatura em sua diversidade e dinamicidade, ao instigar a observação do que, em cada gênero, se mostra instável e daquilo que parece ser residual. Gêneros são expressões literárias nascidas de distintos olhares que o homem dirige ao mundo e a si mesmo.
É por essa razão que os editais do Programa Nacional de Bibliotecas Escolares do Ministério de Educação estabelecem e discriminam os diferentes gêneros literários que devem compor cada acervo de livros destinados às escolas públicas do país. Ao fazê-lo, tem favorecido que alguns gêneros, relegados pela escassa oferta editorial, voltem aos catálogos e aos leitores, recobrando a atenção perdida e devida. Para refletir sobre essa orientação, alguns dos artigos que integram este livro têm por foco a análise dos textos escolhidos. Outros, porém, dedicam-se a pensar o processo de escolarização de títulos representativos dos diversos gêneros que passaram a integrar o acervo do PNBE 2009.  (Lígia Cademartori)

Sobre os autores

Aparecida Paiva - Doutora em Letras/Literatura Comparada pela UFMG, professora da Faculdade de Educação da UFMG e pesquisadora do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário (GPELL) do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) da Faculdade de Educação da UFMG.
Berta Lúcia Tagliari Feba - Mestra em Letras pela Universidade Estadual de Maringá e professora da União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo (UNIESP) e de Educação Básica II.
Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira - Doutora em Letras pela Unesp, campus Júlio de Mesquita Filho, professora da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), nos cursos de Direito, Jornalismo, Publicidade e Propaganda.
Hércules Tolêdo Corrêa - Doutor em Educação pela UFMG, professor do Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e pesquisador do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário (GPELL) do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) da Faculdade de Educação da UFMG.
Homero José Vizeu Araújo - Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), professor do Instituto de Letras dessa mesma instituição.
Raquel Beatriz Junqueira Guimarães - Doutora em Letras/Estudos Literários pela UFMG, professora da PUCMINAS.
Renata Junqueira de Souza - Doutora em Letras pela Unesp, campus Júlio Mesquita Filho, professora visitante da Universidade do Minho, Portugal e da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Presidente Prudente (Unesp) onde coordenada o Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil - CELLIJ. 
Rildo Cosson - Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) e pesquisador do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário (GPELL) do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) da Faculdade de Educação da UFMG.
Silvana Maria Pessôa de Oliveira - Doutora em Letras/Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da UFMG, professora da Faculdade de Letras dessa mesma instituição.
Thiago Alves Valente - Doutor em Literatura e Vida Social pela Unesp, ampus Júlio de Mesquita Filho de Assis, professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP em Cornélio Procópio.
 
 
Por: R$ 45,00
ISBN: 978-85-7591-189-1
Páginas: 192
Formato: 14 x 21 cm
  Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2011
 
 
Forma de Pagamento :