Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Editora Como Comprar Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Faces da Lingüística Aplicada
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção TerramaR
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Dimensões da Sexualidade
Discurso e Ensino
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Literatura
Memória e História da Educação
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Teoria Literária
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Textos e Linguagem Acadêmica
Explorações Sistêmica Funcionais em Espanhol e Português (Organização: Estela Moyano e Leila Barbara)
• Estela Moyano
• Leila Barbara
Esta é uma obra produzida em colaboração com a Universidade Nacional General Sarmiento (UNGS) de Buenos Aires, em uma edição publicada simultaneamente na Argentina e no Brasil e compreende alguns resultados do Projeto Redes, um Programa de cooperação binacional, desenvolvido em várias universidades desses dois países em torno de estudos textuais nas línguas portuguesa e espanhola em variantes escritas. Esses resultados servem à reflexão teórica e aplicada sobre análise e produção de discurso, contribuindo, assim, com a descrição do funcionamento dessas línguas. A questão social partilhada por todos os artigos é produção de conhecimentos e aplicação em estudos de nível superior, enfocando textos escritos e multimodais, representando o interesse em ensino centrado em desenvolvimento, em especial de letramento crítico.
Os trabalhos foram produzidos por brasileiras e argentinas, no arcabouço teórico da Linguística Sistêmico Funcional, teoria que tem suscitado grande interesse nesses países e vem se ampliando sistematicamente em universidades da América Latina em face de sua capacidade de explicar o funcionamento de linguagem contextualizada, os significados e as relações sociais por ela representados. Como tal, a teoria permite entender características sociais, formais e discursivas da linguagem. É, assim, de grande importância tanto para a lingüística teórica como para a aplicada, posto que propicia entendimento dos contextos individuais e sociais nos quais a linguagem se desenvolve e atua, sendo, portanto, aplicável às áreas de conhecimento que envolvem desenvolvimento e comunicação humanas, desde a antropologia, onde nasceu, ao ensino de língua materna e estrangeiras, para produzir e entender discurso.
Ao discutir questões específicas nas duas línguas em seus contextos de uso, este volume pretende ser uma contribuição à descrição dessas línguas em seus contextos de cultura e situação, constituindo-se, portanto, de material de grande utilidade quer para estudiosos das línguas com interesses no ensino de línguas em diferentes níveis e propósitos, quer para o desenvolvimento de novos estudos linguísticos.
Os exemplos de análise de textos fornecidos são propostas de reflexão sobre diferentes gêneros em várias áreas da ciência e das humanidades e se propõem a contribuir para a compreensão e produção de textos nas comunidades discursivas das quais fazem parte. Essa preocupação se coaduna com os princípios da Teoria sistêmico funcional, que dá sustentação aos artigos que compõem o livro, e com os princípios de educação crítica, fundamental a todos os níveis de ensino.
 
 
Por: R$ 58,00
ISBN: 978-85-7591-183-9
Páginas: 232
Formato: 16 x 23 cm
  Brochura
Edição:
Idioma: Espanhol e Português
Ano: 2011
 
 
Forma de Pagamento :