Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Educação
Escola Viva
Corinta M G Geraldi, Claudia Rosa Riolfi, Maria de Fátima Garcia.
ISBN: 85-7591-038-8
Formato: 14 x 21 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 cm | Ano: 2009 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 0,00

Elementos para a Construção de uma Educação de Qualidade Social Corinta Maria Grisola Geraldi, Claudia Rosa Riolfi, Maria de Fátima Garcia (Orgs)

Sinopse:

Os textos aqui agrupados apresentam os subsídios que fundamentaram aqueles e aquelas que se empenharam e se empenham na construção de uma Escola viva: acolhedora, progressista, forte na construção do novo, aberta tanto para os saberes e culturas em circulação quanto para a herança que nos foi legada; para as diferenças e singularidades de cada contexto e, acima de tudo, construída com a caligrafia dos que as pensam e as praticam, incluindo gestão, decisão e controle dos recursos públicos; radicalizando a inclusão das diferentes identidades, forçando as margens e limites impostos pela sociedade, para compor um território aberto, plural e democrático.
A Escola viva produzida no município de Campinas entre 2001 e 2004 se inscreve entre os projetos de educação básica inspirados numa política de educação pública com qualidade social para todos e todas, produzidos em diferentes partes do Brasil por governos progressistas, na contramão da onda neoliberal. Ao aprender com esses projetos, pretende trazer contribuições singulares baseadas em muitos anos de pesquisas e práticas de e com profissionais das escolas, nas novas teorias críticas em circulação e na contribuição histórica dos saberes produzidos pelos movimentos sociais, numa viva interação colaborativa com pesquisadores e pesquisadoras das universidades.

PARTICIPAM DA COLETÂNEA:

Cristovam Buarque, Corinta Maria Grisolia Geraldi, Luiz Carlos de Freitas, Mara Regina Lemes de Sordi, Helena Costa Lopes de Freitas, Maria Márcia Sigrist Malavazi, Fernando Bárcena, (trad. de João Wanderley Geraldi), Jorge Larrosa, (trad. de João Wanderley Geraldi), António M. Magalhães, Stephen R. Stoer, Gaudêncio Frigotto, Maria de Fátima Garcia, José Pacheco, (debate: Patrícia Regina I. Campos), Luisa Cortesão, (debate: Simone C. Marconatto), Antonio Flávio Barbosa Moreira, (debate: Cláudio Borges da Silva), Claudia Rosa Riolfi, Eduardo Calil, Tizuko Morchida Kishimoto, Mônica Appezato Pinazza, Antonio Carlos R. de Moraes, Cristiane Machado


Sobre os Autores:
Corinta M G Geraldi -

Claudia Rosa Riolfi - É professora livre docente na Universidade de São Paulo. Psicanalista, coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise Geppep. Atua no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da USP. Graduada em Letras pela Universidade de Taubaté (1986), mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e doutora em Linguística pela mesma universidade (1999). Fez pós-doutorado pela Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis (2010). Co-organizadora de livro sobre Formação de Professores de Língua Portuguesa e Organizadora de livros sobre escrita e ensino de língua portuguesa. Participou da criação e da organização de várias edições do Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa da USP. Diretora geral do Instituto da Psicanálise Lacaniana (IPLA).

Maria de Fátima Garcia -

Formas de Pagamento