Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
As Dimensões da Formação Humana
Padecer do Significante - A Questao do Sujeito
Cristovao Giovani Burgarelli.
ISBN: 978-85-7591-426-7
Formato: 14 x 21 | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 | Ano: 2018 | Edição: 1
Idioma: Portugues
Preço: R$ 37,10

(Organização: Cristóvão Giovani Burgarelli)

DE R$ 53,00 

Sinopse:

 

Desenvolvendo-se em torno principalmente dos conceitos de significante e de sujeito, as elaborações encadeadas nesta publicação tomam como questão a atualidade da clínica psicanalítica, para, a partir dos fundamentos de Freud e Lacan, posicionar-se com relação à polêmica contemporânea a partir da qual teríamos que decidir entre o que seria a clínica do simbólico (tomando o sujeito como efeito de linguagem) ou a do real (tomando-o como corpo). Padecer do significante consiste, portanto, na tentativa de, por um lado, explicitar e fazer valer as consequências de algumas questões aparentemente óbvias à psicanálise e, por outro, de posicionar-se claramente quanto às bases de um possível diálogo com outros campos do saber. Trata-se de um questionamento sobre a interlocução humana, articulada fundamentalmente à discussão acerca do desejo do Autro, com a qual se entrelaçam os fios de diversas outras elaborações, como inconsciente, pulsão e corpo. Numa distinção radical com relação a outras intervenções com base num saber categorizável e logicamente aplicável - os saberes neurológico, farmacológico e psicológico por exemplo - este livro se propõe a discorrer sobre a especificidade do sujeito em jogo na experiência analítica: por um lado, a sua determinação pelo significante como sujeito dividido e, por outro, ao mesmo tempo, o seu ser de gozo como objeto pequeno a. Em síntese, o sujeito causado pelo fato de que falamos e ao mesmo tempo os efeitos dessa operação como constitutivos de um corpo, categoria teórica que procuramos sustentar com a psicanálise.

SOBRE O ORGANIZADOR:

Cristóvão Giovani Burgarelli é psicanalista, doutor em Linguística pela Unicamp, professor na Faculdade de Educação (Pedagogia, Programa de Pós-graduação em Educação e Programa de Pós-Graduação em Psicologia) da Universidade Federal de Goiás. Coordenador do grupo de pesquisa Entraste: subjetividade, arte e clínica e membro do grupo OUTRARTE. É autor do livro Linguagem e escrita: por uma concepção que inclua o corpo (UCG 2005). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Paris 8 / CIRCEFT (Centre Interdisciplinaire de Recherche “Culture, Éducation, Formation, Travail”).

SOBRE OS AUTORES:

Alan Oliveira Machado é linguista, mestre em Estudo de Linguagens pela UNEB de Salvador, doutorando em Educação pela FE/UFG, onde desenvolve pesquisa em Linguagem e Psicanálise. É membro do grupo Entraste: subjetividade, arte e clínica e professor do Curso de Letras na Universidade Estadual de Goiás.

Angela Vorcaro é psicanalista, doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP), membro da Association Lacanienne Internationale e do centro de pesquisa OUTRARTE, professora Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte). Autora de A criança na clínica psicanalítica, (Cia de Freud 1997), Crianças na psicanálise, clínica, instituição, laço social (Cia de Freud 1997), organizadora dos livros Quem fala na língua, sobre as psicopatologias da fala (Ágalma 2003). Giros da transmissão em psicanálise: instituição, clínica (Mercado de Letras 2009).

Dayanna Pereira dos Santos é doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás, membro do grupo de pesquisa Entraste: subjetividade, arte e clínica. Professora de Psicologia da Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Erik Porge é psicanalista em Paris. Membro da EFP (École Freudiene de Paris) até sua dissolução e, atualmente, membro da associação de psicanálise Encore. Praticante Hospitalar (Praticien Hospitalier) é o antigo responsável por um CMF (Centre Médico-Psychologie) para adolescentes. É autor de várias obras, traduzidas para diversos idiomas. Dirige a Revista Essaim. Em português é autor de Transmitir a clínica psicanlítica (Unicamp 2009), Fundamentos da Clínica psicanalítica (Mercado de Letras 2014), A voz do Eco (Mercado de Letras 2014).

Marcelo Rythowem é doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás onde pesquisa o estatuto do corpo em psicanálise. É mestre em Educação pela Universidade de Brasília, membro do grupo de pesquisa Entraste: subjetividade, arte e clínica, professor de filosofia no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) atuando como docente no Ensino Médio e nas licenciaturas.

Nina Virginia de Araújo Leite é psicanalista. Doutora em Linguística. Professora Associada do Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp. Membro associado da associação de psicanálise Encore. Coordena o Grupo de Pesquisa OUTRARTE, além de coordenar as coleções Litorais em Psicanálise para a Editora da Unicamp e Terramar para a Editora Mercado de Letras. Autora do livro Psicanálise e Análise do Discurso - O Acontecimento na Estrutura (Campo Matêmico, 1994). Organizadora dos livros Corpolinguagem, gestos e afetos (Mercado de Letras 2003), Corpolinguagem, angústia o afeto que não engana (Mercado de Letras 2006), Linguagem e Gozo (Mercado de Letras 2007), Corpolinguagem, estética do desejo (Mercado de Letras 2009). Prática da letra, uso do inconsciente (Mercado de Letras 2016).

Paulo Sérgio de Souza Júnior é linguista, psicanalista e tradutor. Doutor em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas. Selecionado pelo Grupo Coimbra [Bélgica], atuou como professor-associado junto à Facultatea de Litere - Catedra de limb? român? ?i lingvistic? general? - da Universitatea ‘Alexandru Ioan Cuza’ [Ia?i/Romênia] em 2009. Em 2013, foi tradutor residente pelo programa Univers do Institutul Cultural Român - ICR, em Bucareste. É membro do grupo de pesquisa OUTRARTE. Organizador do livro  Psicanálise e mal-estar na universidade (Mercado de Letras 2013).

Suely Aires é psicanalista, graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia, com formação em Psicanálise - Associação Freudiana da Bahia - e mestrado e doutorado em Filosofia (bolsista CNPq) pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é docente de teoria e clínica psicanalítica na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Atua nos grupos de pesquisa “Filosofia e Psicanálise” e “Psicanálise, Subjetividade e Cultura” (líder). É membro do Colégio de Psicanálise da Bahia e membro fundador do centro de pesquisa Outrarte: psicanálise entre ciência e arte (Unicamp). Faz parte do grupo de sustentação do GT de Filosofia e Psicanálise (ANPOF). Autora de Sujeito, Clínica e Psicose: entrelaçamentos (Mercado de Letras 2016) e organizadora do livro Prática da Letra, Uso do Inconsciente (Mercado de Letras 2016).

Sobre os Autores:
Cristovao Giovani Burgarelli - É psicanalista, doutor em Linguística pela Unicamp, professor na Faculdade de Educação (Pedagogia, Programa de Pós-graduação em Educação e Programa de Pós-Graduação em Psicologia) da Universidade Federal de Goiás. Coordenador do grupo de pesquisa Entraste: subjetividade, arte e clínica e membro do grupo OUTRARTE. É autor do livro Linguagem e escrita: por uma concepção que inclua o corpo (UCG 2005). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Paris 8 / CIRCEFT (Centre Interdisciplinaire de Recherche “Culture, Éducation, Formation, Travail”).

Formas de Pagamento