Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
As Faces da Lingüística Aplicada
Tradução e Literatura Gay
Adail Sebastião Rodrigues-Júnior.
ISBN: 978-85-7591-412-0
Formato: 16 x 23 | Acabamento: Brochura
Páginas: 16 x 23 | Ano: 2016 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 37,10

 - Formas de se Fazer Pesquisa no Campo dos Estudos da Linguagem

DE R$ 53,00 

Sinopse:

 

Com uma linguagem clara, neste livro Adail Sebastião Rodrigues-Júnior apresenta a Linguística Sistêmico-Funcional, de sua fundamentação às bases teóricas que servem de apoio a linguistas em geral, passando a situá-la no campo dos Estudos da Tradução, oportunizando aos leitores a compreensão das relações entre esses campos de discussões científicas e passando a aplicá-la à análise de literaturas de minorias, no caso, no terreno das literaturas gays. Escolhe uma do renomado escritor irlandês, Oscar Wilde [1854-1900], da Grã-Bretanha da era Vitoriana do final do século 19, e outra de um escritor estadunidense de literatura urbana, Samuel Steward [1909-1993], com o pseudônimo de Phil Andros, já no período de consolidação dos movimentos de minorias, incluindo os gays, no campo controverso da liberação sexual. Ao final do livro, no Apêndice, o autor oferece um conjunto utilíssimo e claro de considerações sobre a estrutura de um projeto de pesquisa que será de grande utilidade para pesquisadores da linguagem em qualquer área das Ciências Humanas em geral, ou das Letras em particular, enriquecendo ainda mais a proposta do livro e contribuindo com o ensino de um gênero acadêmico crucial para graduandos e pós-graduandos.

SOBRE O AUTOR:

Adail Sebastião Rodrigues-Júnior é professor de linguística e tradução da Universidade Federal de Ouro Preto e, até dezembro de 2015, coordenou o Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos da Linguagem da mesma instituição. Há mais de uma década vem se dedicando às investigações no campo da linguística literária em contexto comparativo, tendo como aporte teórico a Linguística Sistêmico-Funcional. É membro do Grupo de Pesquisa Sistêmica Através das Línguas (SAL-Brasil) e líder do Grupo de Estudos em Gramática Funcional. Tem publicações de artigos e capítulos de livro no Brasil e no exterior. No momento, seus interesses de pesquisa estão voltados para a análise do ponto de vista narrativo em texto literário no par linguístico inglês-português, especificamente o estudo do papel da função lógico-semântica para a constituição identitária de personagens.

Sobre os Autores:
Adail Sebastião Rodrigues-Júnior - Mestre em Linguística (2002) e doutor em Linguística Aplicada (2006), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais, tendo desenvolvido pesquisa no campo da Sociolinguística Interacional e Umbanda (mestrado) e da Linguística Literária e Tradução (doutorado). Em 2012, realizou seu estágio pós-doutoral no Programa de Estudos Pós-graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sob a supervisão da Professora Leila Barbara, e afiliou-se ao Systemics Across Languages Research Group (SAL-Brasil). É professor Associado de tradução (Inglês-Português) da Universidade Federal de Ouro Preto e docente credenciado no Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos da Linguagem da mesma universidade, além de líder do Grupo de Estudos em Gramática Funcional (GGEF/UFOP), registrado no CNPq. No momento, seu foco de pesquisa está na investigação do papel das subordinadas adverbiais (expansões de intensificação) para a construção da identidade de personagens em discurso literário e de sujeitos sociais em discurso não literário. As palavras-chave que sintetizam seu universo acadêmico são: estudos gramaticais; gramática contrastiva; gramática sistêmico-funcional; tradução literária; interação social.

Formas de Pagamento