Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Caminhos da Construção
Caminhos da Construção - Projetos Didáticos de Gênero no Domínio do Argumentar
Ana Maria de Mattos Guimarães, Dorotea Frank Kersch.
ISBN: 978-85-7591-330-7
Formato: 14 x 21 | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 | Ano: 2014 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 52,50

(Organização - Ana Maria de Mattos Guimarães e Dorotea Frank Kersch)

DE R$ 75,00 

Sinopse:

 

Os textos deste livro, produzidos por pesquisadores preocupados em fazer chegar à sala de aula as pesquisas realizadas no âmbito da universidade, evidenciam que tanto os pesquisadores quanto os professores que participam com eles de um processo de formação têm encontrado o que procuram. Estes textos testemunham isso. Tratam simultaneamente de formação continuada de professores e do desafio de ensinar a leitura e escrita de textos do domínio do argumentar. Duas tarefas difíceis, mas imperativas para quem quer e precisa atuar nesses nossos tempos interessantes.

SOBRE OS AUTORES:

Alessandra Preussler de Almeida - Professora licenciada em Letras - Português, Inglês e respectivas Literaturas - pela UFRGS, com mestrado também em Letras (área de concentração: Linguagem no Contexto Social) pela mesma universidade. Dou­to­randa em Lin­guís­tica Apli­cada pela Unisinos, com bolsa Capes/Programa Observatório da Educação. Trabalha na rede municipal de ensino de Novo Hamburgo desde 2000, onde ocupa o cargo de assessora pedagógica da área de linguagem desde 2010.

Ana Maria de Mattos Guimarães - Doutora em Linguística Aplicada, professora titular do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unisinos, coordenadora do Projeto “Por uma formação continuada cooperativa para o desenvolvimento do processo educativo de leitura e produção textual escrita no Ensino Fundamental”. Tem inúmeras obras publicadas sobre o agir do professor de Língua Portuguesa e sobre questões relacionadas ao ensino de leitura e produção textual.

Anderson Carnin - Professor de Língua Portuguesa, tem graduação em Letras pela Unijuí e mestrado em Linguística Aplicada pela Unisinos/Capes. Cursa, atualmente, doutorado em Linguística Aplicada na mesma instituição, tendo realizado estágio-sanduíche junto a Universidade de Aveiro, Portugal. Tem interesse pela formação do professor de Português e seu trabalho, especialmente do ponto de vista da didática escolar e da interação em sala de aula.

Carlos Batista Bach - Atualmente é professor da Rede Municipal de Novo Hamburgo, onde atua na área de Língua Portuguesa e Literatura. É doutorando na área de Letras, Literaturas Portuguesa e Luso-africanas, pela UFRGS. Possui graduação em Letras Português pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura. Possui publicações tanto na área da Literatura como na área da Linguística.

Delaine Cafiero Bicalho - Doutora em Linguística pela Unicamp. Professora Associada II da Universidade Federal de Minas Gerais, junto à Faculdade de Letras e Programa de Pós Graduação em Linguagem (PosLin). Seus maiores interesses de pesquisa são leitura,  ensino de leitura, avaliação de livro didático.

Dorotea Frank Kersch - Doutora em Filologia Românica, professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, pesquisadora associada do Projeto “Por uma formação continuada cooperativa para o desenvolvimento do processo educativo de leitura e produção textual escrita no Ensino Fundamental”, ocupa-se de questões relacionadas ao ensino de língua materna, bilinguismo e formação de professores.

Itiane Elena de Mello - Graduada em Letras/ Português pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pós graduanda do curso de Administração Escolar, Supervisão e Orientação no Grupo Uniasselvi. Professora concursada na Rede Municipal de Porto Alegre, atuando nas anos iniciais e no Laboratório de Aprendizagem do Segundo Ciclo na Escola Municipal José Mariano Beck. É professora bolsista do Projeto Formação Continuada Cooperativa desde o ano de 2012.

Janaína da Silva Ferreira - Graduanda em Letras com habilitação em Português/Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Integrou o projeto “Por uma formação continuada cooperativa para o desenvolvimento do processo educativo de leitura e produção textual escrita no Ensino Fundamental” como bolsista de iniciação científica de 2011 a 2013. Atualmente, está na Espanha, em graduação-sanduíche.

Jane Engel Corrêa - Professora na Escola Municipal de Ensino Fundamental Caldas Junior em Novo Hamburgo, onde atua nas séries iniciais e da Escola Estadual de Ensino Médio Emílio Sander onde já atuou como professora de Língua Portuguesa e atualmente é Vice-diretora e Coordenadora. Foi bolsista docente do Projeto Formação Continuada Cooperativa, no ano de 2013. Em 2014, ingressou no Mestrado do Programa de Pós Graduação em Linguística Aplicada da Unisinos, com bolsa Capes.

Jaqueline Inês Schmitt de Oliveira - Graduada em Pedagogia/Séries Iniciais, Especialista em Alfabetização e Ação Supervisora pela Unisinos e Especialista em Educação Especial pela Feevale. Professora concursada municipal e atualmente assessora pedagógica da Secretaria de Educação e Desporto de Novo Hamburgo.

Jussara Selau da Silva - Graduada em Letras, professora da Escola Municipal Arnaldo Grimm. Foi bolsista-docente do Projeto durante o ano de 2013.

Iris Vitória Pires Lisboa - Professora de Língua Portuguesa e Literatura na Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha e mestranda em Linguística Aplicada na Unisinos, com bolsa Capes/Programa Observatório da Educação.

Keli Rodrigues Rabello - Professora de Língua Portuguesa na Escola Estadual de Ensino Médio Cecília Meireles, mestranda do Programa de Pós Graduação em Linguística Aplicada da Unisinos, com bolsa Capes/Programa Observatório da Educação.

Lisiane Ribeiro Raupp da Costa - Mestre em Linguística Aplicada na Unisinos; especialista em Alfabetização e Letramento - Educação Infantil e Séries Iniciais; graduada em Letras pela Universidade Luterana do Brasil (2008). Atualmente é professora de Língua Portuguesa, Inglês e Artes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Ramos da Rocha e professora de Língua Portuguesa e Literatura na rede estadual.

Renata Garcia Marques - Mestranda em Linguística Aplicada do Programa de Pós-graduação da universidade Unisinos, com bolsa Capes/Programa Observatório da Educação. Especialista em Mídias na Educação pela UFRGS (2011). Graduada em Letras/Português pela universidade Unisinos. Atualmente trabalha como coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de São Leopoldo e é professora de Língua Portuguesa da rede municipal na escola João Belchior Marques Goulart .

Vanessa de O. Dagostim Pires - Doutora em Linguística Aplicada pela Unisinos, com Mestrado em Linguística Aplicada pela mesma universidade e Licenciatura em Letras pela UFRGS. Desenvolve também pesquisa na área de ensino de Língua Portuguesa para Surdos, e atua na formação de professores de Língua Portuguesa para surdos e ouvintes. Atualmente é professora substituta de Língua Espanhola e Língua Portuguesa no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL) no Campus Sapucaia do Sul.

Sobre os Autores:
Ana Maria de Mattos Guimarães - É professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Tem experiência nas áreas de Linguística e Linguística Aplicada, com ênfase em aquisição e desenvolvimento de linguagem e ensino-aprendizagem de língua materna. Suas pesquisas atuais estão ligadas ao uso dos gêneros textuais na aprendizagem de língua materna, à elaboração de material didático baseado no conceito de gênero textual e a análises do trabalho educacional. Tem se preocupado em analisar o agir docente em salas de aula de Língua Portuguesa, sobretudo as interações professor/alunos.

Dorotea Frank Kersch - Doutora em Filologia Românica, professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unisinos, pesquisadora associada do projeto “Por uma formação continuada cooperativa para o desenvolvimento do processo educativo de leitura e produção textual escrita no Ensino Fundamental”, ocupa-se de questões relacionadas ao ensino de língua materna, bilinguismo e formação de professores.

Formas de Pagamento