Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Educação
Origem e Destino - Pensando a Sociologia Reflexiva de Bourdieu
Afrânio Mendes Catani.
ISBN: 978-85-7591-287-4
Formato: 12 x 22 | Acabamento: Brochura
Páginas: 12 x 22 | Ano: 2013 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 29,40

DE R$ 42,00 

Sinopse:

 

Encontram-se reunidos neste livro quatro ensaios envolvendo a sociologia reflexiva de Pierre Bourdieu (1930-2002). O sociólogo francês lembra em um de seus escritos propriedades básicas da sociologia, tal como a concebe: “todas as proposições que essa ciência anuncia podem e devem aplicar-se ao sujeito que faz a ciência” e “a crítica epistemológica não se dá sem uma crítica social”. Bourdieu erigiu uma maneira de fazer ciência por meio de análises concretas de situações concretas. A partir da leitura de sua obra é possível entender que a ciência, do mesmo modo que outros espaços sociais, é constituída por pessoas de carne e osso, com constrangimentos e interesses sociais múltiplos, sendo dotada de conflitos em torno da legitimidade de quem produz e do que se cria, mobilizando um modelo explicativo que não é inteiramente independente da compreensão do próprio produtor e de seu ponto de vista.

SOBRE O AUTOR:

Afrânio Mendes Catani é professor na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam - USP). Foi docente na Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (Eaesp/FGV), na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente coordena o GT Política de Educação Superior da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP. Pesquisador do CNPq, é autor de mais de duas centenas de artigos, livros e capítulos de livros sobre sociologia da educação e da cultura, história e historiografia do cinema latino-americano, políticas de educação superior na América Latina, publicados no Brasil e no exterior. Organizou, com Maria Alice Nogueira, Pierre Bourdieu: Escritos de Educação (14ª ed., 2013) e, atualmente, com Ana Paula Hey, Maria Alice Nogueira e Cristina Medeiros, está coordenando o Vocabulário Pierre Bourdieu, a ser lançado em breve, contando com a colaboração de mais de quarenta especialistas de diversas nacionalidades.

Sobre os Autores:
Afrânio Mendes Catani - É professor na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam - USP). Foi docente na Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (Eaesp/FGV), na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente coordena o GT Política de Educação Superior da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP. Pesquisador do CNPq, é autor de mais de duas centenas de artigos, livros e capítulos de livros sobre sociologia da educação e da cultura, história e historiografia do cinema latino-americano, políticas de educação superior na América Latina, publicados no Brasil e no exterior. Organizou, com Maria Alice Nogueira, Pierre Bourdieu: Escritos de Educação (14ª ed., 2013) e, atualmente, com Ana Paula Hey, Maria Alice Nogueira e Cristina Medeiros, está coordenando o Vocabulário Pierre Bourdieu, a ser lançado em breve, contando com a colaboração de mais de quarenta especialistas de diversas nacionalidades.

Formas de Pagamento