Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leitura e Mediação - Reflexões Sobre a Formação do Professor
Juliana Bertucci Barbosa, Marinalva Vieira Barbosa.
ISBN: 978-85-7591-222-5
Formato: 14 X 21 | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 X 21 | Ano: 2013 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 67,20

(Organização: Juliana Bertucci Barbosa e Marinalva Vieira Barbosa)

DE R$ 96,00 

Sinopse:

 

Esta obra é resultado de discussões que surgiram, principalmente, durante o desenvolvimento do Seminário Inaugural e do Curso de Aperfeiçoamento do projeto “Práticas de leitura: formação continuada de professores da rede pública do Triângulo Mineiro”, financiado pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM, Uberaba), realizado em Uberaba, em 2011 e 2012, que envolveram professores da UFTM e convidados de outras instituições de ensino. Esse projeto está ligado ao Programa “Mais Leitura - Capacitação de Mediadores” da Rede Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, criada em 2004, pelo MEC. O livro, que dá continuidade ao trabalho começado no projeto “Prática de Leitura/ Programa Mais Leitura”, tem como objetivo principal contribuir para a melhoria da formação de docentes e alunos da escola básica. Os autores participantes dele tem como princípio primordial a necessidade de investir em ações que promovam a formação continuada de professores e levem-nos a desenvolver práticas significativas de ensino da leitura no cotidiano.
“Nas práticas escolares de leitura, pensar o professor como mediador da relação do estudante com o texto, e através deste com o(s) seu(s) autor(es), é já afirmar um ponto de vista sobre a aprendizagem: ninguém aprende a ler sem debruçar-se sobre textos. E este debruçar-se pode ser individual ou coletivo. Não é o professor que ensina, é o aluno que aprende ao descobrir por si a magia e o encanto da literatura. Mediar este processo de descobertas é o papel do professor, que só pode fazê-lo também ele como leitor.” (João W. Geraldi)

PARTICIPAM DA COLETÂNEA:

Carlos Francisco de Morais
Claudia Riolfi
Danielle de Almeida Menezes
Deolinda de Jesus Freire
Fani Miranda Tabak
Jauranice Rodrigues Cavalcanti
João Wanderley Geraldi
Juliana Bertucci Barbosa
Juliana Silva Loyola
Maria Eunice B. Vidal Mendonça
Maria Fernanda A. Oliveira
Marinalva Vieira Barbosa
Milena Magalhães
Rodolfo Ilari
Talita de Cássia Marine
Valdir Heitor Barzotto

Sobre os Autores:
Juliana Bertucci Barbosa - Graduada em Letras (Bacharelado Licenciatura Português - Alemão), mestrado e doutorado, ambos fomentados pelo CNPq, em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Araraquara. Realizou, em Portugal, na Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras (FLUL) e Centro de Linguística (CLUL), estágio de Doutorado PDEE - “Doutorado Sanduíche” - fomentado pela Capes. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística e estudos descritivos no nível Sintático-Semântico. Também atua na constituição de banco de dados (montagem de corpora) e pesquisas variacionistas no Português Mineiro da cidade de Uberaba. Atualmente é professora do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM/Uberaba) e líder do grupo de pesquisa Gevar (Grupo de Estudos Variacionistas) e professora do Profletras. Suas pesquisas atuais estão concentradas na área de Sociolinguística com interface ao ensino de Língua Portuguesa. E-mail: juliana@ielachs.uftm.edu.br

Marinalva Vieira Barbosa - Marinalva Vieira Barbosa - Professora Associada do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Graduada em Letras pela Universidade Federal de Rondônia, Mestre (2004) e Doutora (2008) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - este com Estágio no Laboratório ICAR (Interactions, Corpus, Apprentissages, Représentations), ligado à Université Lyon 2 e a Ecole Normale Superieure de Sciences Humaines et Lettres de Lyon - L’ENS LSH. Pós-doutorado pela Faculdade de Educação da Unicamp. É organizadora e coorganizadora de livros sobre leitura, escrita e ensino de língua portuguesa entre os quais Leitura e Mediação - Reflexões Sobre a Formação do Professor (Mercado de Letras 2013), Leitura, Escrita e Pesquisa em Letras - Análise do Discurso de Textos Acadêmicos (Mercado de Letras 2014) e A Boniteza de Ensinar e a Identidade do Professor na Contemporaneidade (Mercado de Letras 2015) e autora do livro O discurso emotivo nas interações em sala de aula. É docente do Programa de Mestrado em Educação e Programa de Mestrado Profissional em Letras da UFTM.

Formas de Pagamento