Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Idéias Sobre Linguagem
Letramento e formação do professor
Angela B. Kleiman, Maria de Lourdes Meirelles Matencio.
ISBN: 85-7591-045-0
Formato: 14 x 21 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 cm | Ano: 2009 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 55,30

Práticas discursivas, representações e construção do saber Angela B. Kleiman e Maria de Lourdes Meirelles Matencio (orgs.)

DE R$ 79,00 

Sinopse:

 

A interdisciplinaridade constitui característica marcante da pesquisa acadêmica na Lingüística Aplicada, que olha para realidades sociais cada vez mais complexas. À complexidade, contrapomos modelos complexos de pesquisa, na tentativa de eliminar ou subjugar essa característica. (...) O presente volume mostra, na sua diversidade de enfoques e tentativas de compreensão do letramento do professor, o quanto são necessárias a adoção da complexidade como modo de fazer pesquisa e a abertura para a multiplicidade de recortes e olhares.
Apresenta resultados de pesquisa de um projeto multidisciplinar envolvendo sociólogos, educadores e lingüistas (aplicados ou não) interessados em estudar, por um lado, as práticas por meio das quais os agentes de letramento mobilizam e atualizam seus conhecimentos sobre a escrita, em diversas instituições e segundo diversos objetivos, inclusive o da construção de contextos de aprendizagem da leitura e da escrita, e, por outro, as relações entre os processos lingüístico-discursivos e cognitivos na construção de conhecimentos sobre a linguagem, nas interações em sala de aula, nas práticas de transformação dos saberes e de retextualização da escrita de professores e alunos, em cursos profissionalizantes de instituições superiores.

PARTICIPAM DESTA COLETÂNEA:

Vera Masagão Ribeiro, Cláudia Lemos Vóvio, Ana Lúcia Silva Souza, Ana Lúcia Guedes-Pinto, Geisa Genaro Gomes, Leila Cristina Borges da Silva, Inês Signorini, Fernanda de Castro Batista Coelho, Simone Bueno B. da Silva, Eveline Mattos Tápias-Oliveira, Juliana Alves Assis, Maria Aparecida da Mata, Angela B. Kleiman (org.), Cosme dos Santos, Jane Quintiliano Guimarães Silva, Maria de Lourdes Meirelles Matencio (org.).


Sobre os Autores:
Angela B. Kleiman - É professora titular aposentada da Unicamp, onde hoje atua como professora colaboradora. Formada em Letras / Inglês na Universidad de Chile, obteve seu mestrado e seu doutorado em Linguística na University of Illinois, EUA. Coordenou a implantação do Departamento de Linguística Aplicada no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, em 1982, e a criação dos cursos de Mestrado e Doutorado do Departamento. Publicou os livros Leitura: Ensino e Pesquisa; Texto e Leitor. Aspectos cognitivos da leitura; Oficina de Leitura; Leitura e Interdisciplinaridade: Tecendo redes nos projetos da escola (com Silvia Moraes) e Oficina de Gramática. Metalinguagem para principiantes (com Cida Sepúlveda) e organizou diversas coletâneas nas áreas de leitura, letramento e formação do professor, como Os significados do letramento, entre outras. É fundadora do núcleo de pesquisa “Letramento do Professor” (Unicamp). Email: akleiman@mpc.com.br

Maria de Lourdes Meirelles Matencio -

Formas de Pagamento