Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e interdisciplinaridade
Angela B. Kleiman, Silvia Elizabeth Moraes.
ISBN: 85-85725-50-8
Formato: 14 x 21 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 cm | Ano: 2009 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 46,90

Tecendo redes nos projetos da escola Angela B. Kleiman ,Sílvia E. Moraes

DE: R$ 67,00

Sinopse:

 

As propostas a serem discutidas nesta obra estão baseadas na observação direta do cotidiano da escola - onde foram examinados planos de ensino, propostas pedagógicas e livros didáticos, e foram entrevistados professores e equipe de direção (coordenadores pedagógicos, diretores e vice-diretores) -, nas novas teorias educacionais, e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que sugerem contrapor a fragmentação e a linearidade do currículo à interdisciplinaridade, fazer face à alienação com a transversalidade, e neutralizar o excessivo individualismo com o trabalho coletivo.
Acreditamos que uma proposta de trabalho escolar que se situe além das preocupações alienantes e individualistas do currículo tradicional e que articule as diferentes áreas do conhecimento pressupõe uma capacidade comum - a leitura -, valor, pré-requisito e, ao mesmo tempo, objetivo do trabalho coletivo na escola.
Com tais objetivos em mente, apresentamos sugestões práticas de organização do trabalho escolar através do qual se consiga fazer face à fragmentação, à alienação e ao individualismo do currículo. Nosso público-alvo constitui-se de professores do ensino fundamental, alunos de Letras e Pedagogia e alunos de licenciatura em geral. Propomo-nos ajudá-los a desenvolver modalidades de projetos interdisciplinares com um objetivo final e comum - o desenvolvimento de leitores competentes - e com um ponto de partida também comum - a atividade de leitura.


Sobre os Autores:
Angela B. Kleiman - É professora titular aposentada da Unicamp, onde hoje atua como professora colaboradora. Formada em Letras / Inglês na Universidad de Chile, obteve seu mestrado e seu doutorado em Linguística na University of Illinois, EUA. Coordenou a implantação do Departamento de Linguística Aplicada no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, em 1982, e a criação dos cursos de Mestrado e Doutorado do Departamento. Publicou os livros Leitura: Ensino e Pesquisa; Texto e Leitor. Aspectos cognitivos da leitura; Oficina de Leitura; Leitura e Interdisciplinaridade: Tecendo redes nos projetos da escola (com Silvia Moraes) e Oficina de Gramática. Metalinguagem para principiantes (com Cida Sepúlveda) e organizou diversas coletâneas nas áreas de leitura, letramento e formação do professor, como Os significados do letramento, entre outras. É fundadora do núcleo de pesquisa “Letramento do Professor” (Unicamp). Email: akleiman@mpc.com.br

Silvia Elizabeth Moraes - Professora da Faced/UFC, atuando na graduação (Didática)  e pós-graduação (Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino). Graduada em Letras Anglo-Germânicas (UFC); Mestrado em Speech Communication, (University of Illinois, USA); Doutora em Educação (Currículo) pela Unicamp; Pós-doutorado (USP). Atual projeto de pesquisa, Cidadania global como tema inter/transdisciplinar no currículo das licenciaturas, Instituto de Educação, Universidade de Londres (Estágio Sênior - Capes - 2013/2014). silviamoraes@ufc.br

Formas de Pagamento