Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Idéias Sobre Linguagem
Linguagem e Efeitos Desenvolvimentais da Interpretação da Atividade
Ecaterina Bulea Bronckart.
ISBN: 978-85-7591-155-6
Formato: 14 x 21 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 cm | Ano: 2010 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 43,40

DE R$ 62,00 

Sinopse:

 

Para compreender a realidade das situações de trabalho; para identificar as capacidades que nela manifestam os trabalhadores; para separar as representações e a vivência desses trabalhadores em sua própria profissão, enfim, para tentar explorar esses conhecimentos, na dupla perspectiva de uma melhoria das condições de trabalho e do desenvolvimento das pessoas que nelas estão implicadas, foram elaborados diversos dispositivos de pesquisa-intervenção atualmente bem conhecidos. ?Nesta obra, justamente, Ecaterina Bulea, apresenta dispositivos importantes que seguramente contribuirão para pesquisas sobre a formação profissional e o desenvolvimento do adulto e contribui para os estudos sobre Linguística Teórica e Aplicada e para as pesquisas inseridas na área de saúde, na medida em que são apresentadas cenas de cuidados de enfermagem e textos produzidos e lidos nesse contexto, e, de maneira mais ampliada, esta obra também pode contribuir para uma reflexão a respeito de metodologia de trabalho científico, pelos encaminhamentos e rigor da coleta e das análises dos dados. É importante registrar que a linguagem da autora possibilita uma comunicação com pesquisadores de diferentes níveis e diferentes áreas.

??Sobre a autora:
?
Ecaterina Bulea é professora assistente na Faculdade de Psicologia e das Ciências da Educação da Universidade de Genebra, e colaboradora de Jean-Paul Bronckart, no grupo de pesquisa Langage-Action-Formation (LAF). Cursou Psicopedagogia na Universidade de Cluj (Romênia) e terminou sua formação acadêmica na Universidade de Genebra, onde se especializou em Educação, com ênfase em Didática de Francês Língua Estrangeira. Nesta universidade, fez o mestrado e o doutorado em Ciências da Educação, com a tese intitulada Le rôle de l'activité langagière dans les démarches d'analyse des pratiques à visée formative. Seus trabalhos seguem a abordagem interacionista sociodiscursiva e focalizam, principalmente, as propriedades dinâmicas da atividade linguageira e seu estatuto no funcionamento humano, investigando as contribuições da obra verdadeira de Ferdinand de Saussure à compreensão-teorização dessa proble-mática; o papel da linguagem no processo de interpretação do agir e das competências em situação de trabalho; e a problemática dos efeitos desenvolvimentais potenciais dos procedimentos de análise das práticas.

Sobre os Autores:
Ecaterina Bulea Bronckart - É professora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade de Genebra, na área de “Teorias da linguagem e didática da gramática”.

Formas de Pagamento