Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
As Faces da Lingüística Aplicada
Textos e Linguagem Acadêmica
Estela Moyano, Leila Barbara.
ISBN: 978-85-7591-183-9
Formato: 16 x 23 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 16 x 23 cm | Ano: 2011 | Edição: 1
Idioma: Espanhol e Português
Preço: R$ 48,30

Explorações Sistêmica Funcionais em Espanhol e Português (Organização: Estela Moyano e Leila Barbara)

DE R$ 69,00  

Sinopse:

 

Esta é uma obra produzida em colaboração com a Universidade Nacional General Sarmiento (UNGS) de Buenos Aires, em uma edição publicada simultaneamente na Argentina e no Brasil e compreende alguns resultados do Projeto Redes, um Programa de cooperação binacional, desenvolvido em várias universidades desses dois países em torno de estudos textuais nas línguas portuguesa e espanhola em variantes escritas. Esses resultados servem à reflexão teórica e aplicada sobre análise e produção de discurso, contribuindo, assim, com a descrição do funcionamento dessas línguas. A questão social partilhada por todos os artigos é produção de conhecimentos e aplicação em estudos de nível superior, enfocando textos escritos e multimodais, representando o interesse em ensino centrado em desenvolvimento, em especial de letramento crítico.
Os trabalhos foram produzidos por brasileiras e argentinas, no arcabouço teórico da Linguística Sistêmico Funcional, teoria que tem suscitado grande interesse nesses países e vem se ampliando sistematicamente em universidades da América Latina em face de sua capacidade de explicar o funcionamento de linguagem contextualizada, os significados e as relações sociais por ela representados. Como tal, a teoria permite entender características sociais, formais e discursivas da linguagem. É, assim, de grande importância tanto para a lingüística teórica como para a aplicada, posto que propicia entendimento dos contextos individuais e sociais nos quais a linguagem se desenvolve e atua, sendo, portanto, aplicável às áreas de conhecimento que envolvem desenvolvimento e comunicação humanas, desde a antropologia, onde nasceu, ao ensino de língua materna e estrangeiras, para produzir e entender discurso.
Ao discutir questões específicas nas duas línguas em seus contextos de uso, este volume pretende ser uma contribuição à descrição dessas línguas em seus contextos de cultura e situação, constituindo-se, portanto, de material de grande utilidade quer para estudiosos das línguas com interesses no ensino de línguas em diferentes níveis e propósitos, quer para o desenvolvimento de novos estudos linguísticos.
Os exemplos de análise de textos fornecidos são propostas de reflexão sobre diferentes gêneros em várias áreas da ciência e das humanidades e se propõem a contribuir para a compreensão e produção de textos nas comunidades discursivas das quais fazem parte. Essa preocupação se coaduna com os princípios da Teoria sistêmico funcional, que dá sustentação aos artigos que compõem o livro, e com os princípios de educação crítica, fundamental a todos os níveis de ensino.

Sobre os Autores:
Estela Moyano -

Leila Barbara - Pesquisadora Bolsista de Produtividade CNPq (Nível 1A), é doutora em Letras/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, (PUC-SP, 1971) e conta com estágios pós-doutoramento em Reading, Liverpool e Lisboa. Atualmente, faz parte do corpo docente do Departamento de Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC-SP. Possui ampla experiência na área de Linguística Aplicada, dedicando-se a pesquisas em Linguística Sistêmico Funcional com base na metodologia da Linguística de Corpus. Seus principais interesses são o uso da linguagem em diversos ambientes sociais, tais como, o trabalho, a educação, a tecnologia, dentre outros, visando, particularmente, à descrição da língua portuguesa do Brasil, da língua inglesa e da língua espanhola, bem como a análise contrastiva entre línguas. Ensina e orienta nessas áreas, além de ser editora da Revista Delta que conta com qualificação Qualis A1 pela CAPES e de coordenar o grupo de pesquisa Systemic Across Languages (SAL-Brasil).

Formas de Pagamento