Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Educação e Psicologia em Debate
Conflitos na Instituição Educativa - Perigo ou Oportunidade?
Luciene Regina Paulino Tognetta, Telma Pileggi Vinha.
ISBN: 978-85-7591-181-5
Formato: 14 x 21 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 cm | Ano: 2011 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 72,10

Contribuições da Psicologia (Organização: Luciene R. P. Tognetta e Telma Pileggi Vinha)

DE R$ 103,00 

Sinopse:

 

No dia a dia de uma escola, professores e especialistas deparam-se freqüentemente com conflitos entre os alunos, desavenças e crises repentinas. Observa-se, muitas vezes, que esses conflitos são vistos como negativos e danosos ao bom andamento das relações entre os alunos. Tal concepção evidencia-se porque os esforços são, em geral, apontados para duas direções: a primeira delas, seria evitá-los – são perigo! Para isto, elaboram-se regras e mais regras, controlam-se os comportamentos por meio de filmadoras ou através de vigilância sistemática dos alunos, ameaçam, coagem... A segunda direção ainda bastante prezada pela escola é a resolução rápida desses conflitos. Usualmente, os adultos dão às soluções prontas, utilizam mecanismos de contenção e punições, transferem o problema para a família ou especialista... Ambas as direções apontadas, além de reforçar a heteronomia, não raro, contribuem para agravar o problema. É preciso urgentemente um olhar sobre o conflito sob uma nova perspectiva: oportunidade. A mesma expressão “conflito” é sinônimo de mudança, criação, inovação, superação, novo equilíbrio possível quando crianças e adolescentes podem experimentar falar sobre o que sentem, tomar decisões, pensar em diferentes possibilidades de se chegar a uma solução para o problema. Tais ações são precursoras da tão esperada autonomia que pode levar meninos e meninas a superar diferenças, a respeitar o outro e a si mesmo. São “perigos” e “oportunidades” que representam os conflitos os destaques das investigações reunidas neste livro cujo objetivo é tratar sobre sua natureza e apresentar possibilidades de construção de relações mais harmoniosas no ambiente escolar.


Participam da coletânea:

Adriana de Melo Ramos
Adriana Regina Borges Pasqualini
Cristiane Balestrin
Danieli Vieceli
Denise D´Aurea Tardeli
Fabiana Aparecida da Silva
Kátia Maia
Kênia Cristina Furlan Carneiro
Luciene Regina P. Tognetta (org.)
Maria Isabel da Silva Leme
Maria Suzana de Stefano Menin   
Maria Teresa Ceron Trevisol
Marlene de Jesus de S. Scarazzatti
Raul Aragão Martins
Renata A. Carbone Mizusaki
Rosana Akemi Kawashima
Telma Pileggi Vinha (org.)
Thayse Polidoro João Mariano
Vanessa Fagionatto Vicentin

Sobre os Autores:
Luciene Regina Paulino Tognetta - É formada em Pedagogia pelo Centro Universitário Salesiano. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Atualmente está realizando Pós-Doutorado na Universidade do Minho (Portugal) e é pesquisadora e vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem - Unicamp/Unesp), no qual coordena a linha de pesquisa “Afetividade e Virtudes”.

Telma Pileggi Vinha - É Formada em Pedagoga pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora do Departamento de Psicologia Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Coordenadora da Linha de pesquisa “Conflitos Interpessoais” do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem - Unicamp/Unesp).

Formas de Pagamento