Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Lingüística
Enunciação e Discurso
Fernanda Maria Pereira Freire.
ISBN: 85-7591-018-3
Formato: 14 x 21 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 cm | Ano: 2009 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 50,40

A Linguagem de Programação logo no discursi do Afásico Fernanda M. Freire

DE R$ 72,00 

Sinopse:

 

Esse livro de Fernanda Freire permite aprender várias coisas ao mesmo tempo, num campo em que aprender é fundamental. Primeiro, que é urgente mudar de posição, teórica ou ideológica, tanto em relação a pessoas com algum tipo de “déficit” quanto em relação à linguagem. Fica óbvio que AF não é um falante qualquer, mas a representação que se pode fazer dele depois desta leitura é certamente diferente da que se faria a partir de informações sobre o acidente que o vitimou. Se está mais lento, nem por isso é incapaz. Ao contrário, surpreende por sua perspicácia, e, principalmente, permite que vejamos com clareza e precisão, como se estivéssemos num laboratório, como a língua funciona de fato: por um lado, seguem-se regras que dizem respeito a sua organização interna, mas, por outro, a língua funciona em quadros sociais, cognitivos e culturais muito específicos. Muitos diagnósticos são simplesmente equivocados se essas dimensões não forem consideradas, como aqui se faz.
Mas Fernanda nos ensina também que podemos usar as máquinas. O que a linguagem Logo permite não é apenas verificar se somos capazes de aprender a lidar com ela, mas, principalmente, que ela é ao mesmo tempo a ocasião para um novo aprendizado em contexto, o que é crucial para todos, e ainda mais relevante para sujeitos como AF. De fato, ela permite, visual, mecânica e verbalmente, explicitar recursos de expressão remanescentes e desenvolver outros tantos. O mais importante, talvez, seja o fato de que a ferramenta permite deixar absolutamente claras as relações entre um “déficit” lingüístico ou discursivo e algum outro tipo de “problema” motor, visual, ao mesmo tempo em que funciona como um espaço de atividades “terapêuticas”, cuja natureza não é a de um exercício ou de um teste, mas de uma atividade discursiva efetiva.
Sobre a autora: Fernanda M.P. Freire é fonoaudióloga e pesquisadora do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da Unicamp. Fez sua formação acadêmica – mestrado e doutorado – no Programa de Lingüística do Instituto de Estudos da Linguagem dessa mesma universidade na área de Neurolingüística. O interesse pelo funcionamento da linguagem, por um lado, e o interesse pela Informática na Educação, por outro, articulam-se em sua atuação profissional.


Sobre os Autores:
Fernanda Maria Pereira Freire -

Formas de Pagamento